Diário do Alentejo

Vidigueira: Presidente da Assembleia anuncia renúncia

25 de setembro 2019 - 13:00

Pedro Janeiro, presidente da Assembleia Municipal (AM) da Vidigueira, independente eleito pela CDU, anunciou a intenção de se demitir do cargo, invocando para isso “razões de ordem pessoal e profissional”. Contactado pelo “Diário do Alentejo, o autarca reiterou a sua intenção de abandonar a presidência e remeteu mais explicações sobre o assunto para a carta a formalizar a demissão, que ainda não escreveu. Maria Manuel Gantes, coordenadora concelhia da CDU, recusou-se a comentar a intenção do autarca, justificando a sua posição com o argumento de que Pedro Janeiro “ainda se mantém em funções”.

Helena D’Aguiar, atualmente vereadora sem pelouro no executivo municipal de Vidigueira, eleita por uma lista de independentes, em comunicado, diz que esta situação resulta da “desorganização dos eleitos da CDU” e da “falta de capacidade para implementar um programa autárquico”. O PS local também reagiu através de um comunicado publicado na página do Facebook, considerando a demissão do presidente da AM fruto da “insatisfação com a sua equipa”. Os socialistas dizem ainda que “concordam com a decisão”, que considera “digna”.

Nas eleições autárquicas de 2017, a CDU elegeu sete membros da Assembleia Municipal de Vidigueira, o PS cinco e a lista independente três. No entanto, os comunistas garantiram a maioria naquele órgão somando aos eleitos os quatro presidentes das juntas de freguesia do concelho.

Comentários