Diário do Alentejo

México é o país convidado Festicante em Aljustrel

30 de agosto 2019 - 17:00

Concertos de José Cid, Celina da Piedade, Los Alebrijes, Trio Mariachi e Los Cavakitos são destaques do 4.º Festicante, que decorre até domingo em Aljustrel, e tem o México como país convidado. Segundo a organização, o festival, sob o lema "Nós e o Mundo", pretende promover o cante alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade, incentivar o diálogo intercultural com outros países e "deixar entrar um pouco do mundo" na vila.

 

Este ano, o Festicante, "um dos eventos mais singulares da região", além de promover o cante alentejano, "vai dar a conhecer um pouco da cultura do México", o país convidado, explica o município. Ao longo de três dias, o festival vai oferecer mostras de produtos e de gastronomia, músicas e danças tradicionais e uma exposição de obras de pintura e espetáculos musicais de artistas de Portugal e do México.

 

Ao nível da gastronomia, durante o festival, além de petiscos alentejanos, vai ser possível provar "afamadas iguarias" da culinária do México, também Património Cultural Imaterial da Humanidade, como chili com carne, burritos, nachos ou tortilhas.

 

O Festicante vai decorrer no Parque da Vila de Aljustrel e arrancar na sexta-feira, às 18:00, com a sessão de inauguração, que incluirá atuações de três grupos corais de cante alentejano do concelho. Segue-se, às 19:30, no Centro d'Artes de Aljustrel, situado no parque da vila, a inauguração de uma exposição coletiva, que reúne obras de artistas membros do Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel e do artista plástico mexicano Rafael Ibarra.

 

Da "banda sonora" do festival destaca-se, à noite, os concertos de Los Cavakitos, na sexta-feira, de Paulo Ribeiro e os Camponeses de Pias, Trio Mariachi, José Cid e C.C. & Zé Liaça, no sábado, e de Los Alebrijes, Moços D'uma Cana e Celina da Piedade com o Grupo Coral "Flores de Primavera", no domingo.

 

O programa vai incluir também a iniciativa "Cante à Mesa" e várias atuações de grupos corais alentejanos. ‘Workshops’ de culinária portuguesa e mexicana e de danças tradicionais mexicanas são outras das ofertas do 4.º Festicante.

Comentários