Diário do Alentejo

Legislativas: Jorge Rosa suspende funções de autarca

26 de agosto 2019 - 15:10

O presidente da Câmara de Mértola e da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), Jorge Rosa, suspendeu funções por obrigação legal, dado ser candidato a deputado na lista do PS por Beja nas legislativas de outubro. Cumprindo a lei, hoje, dia em que foi entregue a lista de candidatos do PS pelo círculo de Beja em tribunal, "suspendi funções como presidente da Câmara de Mértola e da CIMBAL e nos outros cargos de direção que desempenhava", refere.

A lei obriga os presidentes de câmara que se candidatam às legislativas a suspenderem funções no dia em que entregam no tribunal a lista de candidatos de que fazem parte e "foi isso que fiz", explicou Jorge Rosa, que ocupa o terceiro lugar na lista de candidatos a deputados do PS por Beja nas eleições legislativas de 6 de outubro. Jorge Rosa foi substituído na Câmara de Mértola pelo anterior vice-presidente socialista, Mário Tomé. Na CIMBAL, é substituído pelo vice-presidente desta comunidade, o comunista Tomé Pires. Mário Tomé e Tomé Pires assumiram hoje funções na autarquia de Mértola e na CIMBAL, respetivamente.

 

Segundo Jorge Rosa, a suspensão dos cargos é válida até às 24h00 de 6 de outubro, o dia das legislativas, sendo que no dia seguinte, independentemente de ser ou não eleito deputado, voltará a assumir funções como presidente da Câmara de Mértola e da CIMBAL. Questionado pela Lusa sobre se vai renunciar aos mandatos de presidente da Câmara de Mértola e da CIMBAL se for eleito deputado, Jorge Rosa disse que "está tudo em aberto e a situação será avaliada e uma decisão será tomada na altura própria".

 

"Seria excelente o PS eleger três deputados por Beja, mas, embora não seja impossível, é uma tarefa complicada", disse Jorge Rosa, admitindo que, "estando em terceiro lugar na lista, é muito difícil ser eleito deputado". Caso seja eleito, frisou, a decisão sobre se assumirá o cargo de deputado será "tomada na altura própria com o PS e de acordo com o que for mais vantajoso para o partido".

 

A lista de candidatos a deputados do PS por Beja volta a ser encabeçada nas legislativas de 06 de outubro pelo atual deputado socialista Pedro do Carmo, que se candidata ao cargo pela segunda vez, seguindo-se, em segundo lugar, a vereadora do PS na Câmara de Odemira Telma Guerreiro, e, em terceiro lugar, Jorge Rosa.

Comentários