Diário do Alentejo

Sines: PSA diz que greve põe em causa investimento

18 de agosto 2019 - 10:40

O Sindicato XXI, uma estrutura sindical independente dos estivadores, está desde maio em greve às horas extraordinárias. Nas últimas semanas uma nova greve foi decretada a três horas de trabalho por cada turno de trabalhos dos estivadores. 

 

A paralisação tem tido efeitos no terminal de contentores do porto de Sines, já que fonte oficial da sua concessionária, PSA de Singapura, garantiu ao Jornal Económico que as mercadorias movimentadas até ao momento estão a a sofrer uma quebra de 25% face ao período homólogo de 2018. Em termos de receitas, significa nove milhões de euros. A concessionária prevê que a queda se possa agravar até ao fim do ano e garantiu, ao mesmo jornal, que terá de despedir “pelo menos uma centena de estivadores”.

 

Segundo o jornal, está a acender-se um alerta vermelho sobre o futuro do investimento da PSA, empresa estatal de Singapura, na expansão do terminal de contentores no porto de Sines devido às greves contínuas que se têm registado por parte dos estivadores desde 2 de maio passado. Em causa está a intenção de investir cerca de 547 milhões de euros para expandir a capacidade deste terminal dos atuais 2,3 para 4,1 milhões de TEU [medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento] anuais.

 

A empresa deixou de renovar contratos com cerca de 10% da sua força de trabalho (cerca de 100 trabalhadores). E, mais grave, o contrato de investimento para expansão do Terminal XXI, assinado há poucas semanas com o Estado português, poderá não passar de uma miragem se a instabilidade social e laboral se mantiver, acrescenta o Jornal Económico.

Comentários