O Grupo 234 Beja da Associação dos Escoteiros de Portugal está a participar, desde segunda-feira, no World Scout Jamboree (Acampamento Mundial de Escoteiros), que está a decorrer até ao dia 2 de agosto em Bechtel Summitt, na Virgínia Ocidental, Estados Unidos da Amétrica.
A representar o grupo estão oito jovens “exploradores”, com idade entre os 15 e os 17 anos, e dois dirigentes, e ainda uma “exploradora” do Grupo 93 Sintra. Esta é a segunda vez consecutiva num World Scout Jamboree depois de, em 2015, o grupo ter participado no acompanhamento realizado no Japão.
Os 11 elementos estão inseridos num contingente de 800 escoteiros portugueses, “uma gota nos 50 000 escoteiros de todo o mundo que estão aqui presentes, mas uma gota muito expressiva”, diz, ao “Diário do Alentejo”, o escoteiro chefe Filipe Campêlo.
“Avassalador é o sentimento de estar durante 12 dias numa cidade com o dobro da população de Beja, numa cidade de lona, sem paredes, sem portas, sem fechaduras, onde todos sorriem e cumprimentam todos os que passam pelo simples motivo de partilharem um lenço ao pescoço e o que isso representa em valores de fraternidade e entreajuda”, conclui.
O acampamento internacional de escoteiros e escuteiros realiza-se de quatro em quatro anos.