Diário do Alentejo

Sines lança Estação Náutica na Feira do Mar

09 de julho 2019 - 15:10

Uma Estação Náutica e projetos ligados à economia do mar vão ser apresentados na edição deste ano da Feira do Mar, em Sines, a realizar no próximo fim de semana. Promovida pelo Sines Tecnopolo, em conjunto com o município, a quarta edição do certame, com palco na marginal da cidade do litoral alentejano, vai contar com um programa preenchido por concertos, conferências, mostras expositivas, degustação de produtos locais e animação.

 

“Temos vindo a aperfeiçoar a Feira do Mar e a investir em novas atividades e temas, com novos parceiros, alguns deles internacionais, porque estes eventos vão-se afirmando ao longo do tempo e vão ganhando notoriedade”, realçou hoje à agência Lusa a diretora executiva do Sines Tecnopolo, Mónica de Brito.

 

O certame vai servir de palco para a apresentação pública da Estação Náutica de Sines, um projeto desenvolvido em parceria com o município e no âmbito de uma "rede turística náutica de qualidade", que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e serviços para atrair turistas e outros utilizadores.

 

“Vamos assinar o protocolo da Estação Náutica de Sines com todos os parceiros envolvidos nesta plataforma, ligados, direta ou indiretamente, ao turismo e à componente náutica do território", indicou a mesma responsável, frisando que a iniciativa pretende "projetar os recursos náuticos do concelho e da sua área de influência, em termos turísticos, a nível nacional e internacional”.

 

Além de “contribuir em muito para o desenvolvimento turístico” da região, Mónica de Brito considerou que o projeto vai servir também para “aproximar as crianças e os jovens ao mar, não só numa perspetiva lúdica, como em termos de futuro”. A organização optou, este ano, por alterar a data de realização da feira, que nos anos anteriores decorreu em junho, com o objetivo de associar o certame às Tasquinhas de Sines, que serão inauguradas também na sexta-feira, “dando-lhe escala” com o “aumento da oferta gastronómica” e de animação musical.

 

A apresentação de projetos empreendedores e uma conferência sobre o passado, presente e futuro do comércio marítimo em Portugal são outras das novidades do certame, que se realiza na marginal da avenida Vasco da Gama, na frente marítima de Sines. “A marginal de Sines, junto à praia Vasco da Gama, é um espaço privilegiado e é um dos nossos fatores diferenciadores, em relação a outros eventos no país relacionados com a economia do mar, porque temos a vantagem de desenvolver em simultâneo atividades em terra, no mar e no areal da praia”, destacou.

 

Torneios de futebol de praia, batismos de mar, mergulho e de canoa, visitas ao Farol de Sines, 'showcooking', prova de vinhos afundados no mar, 'workshops', yoga para famílias, pilates na praia, observação de peixes e marisco vendidos na lota de Sines, jogos e sessões dedicadas à sustentabilidade dos oceanos e do planeta completam o programa da mostra. Em termos musicais, a organização programou concertos de Diamantina, Rúben Baião e Lucky Duckies para “aquecer as noites de verão à beira-mar”.

Comentários