Sobre o trabalho desenvolvido desde fevereiro, quando foi apresentada a CAA da Almina, faz uma avaliação positiva dos resultados feitos até aqui. “O processo está a correr bem. O trabalho desenvolvido nas duas reuniões foi intenso e permitiu aprovar o regulamento e definir os objetivos”, diz. “Dentro de semanas, durante o mês de julho, a Almina apresentará o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) que, pela primeira vez, integrará todas as atividades à superfície”, revela, acrescentando que a empresa já realizou “quase todas as obras” com vista à eliminação das poeiras difusas de que os habitantes de Aljustrel se queixam.
O EIA será apresentado ao Ministério do Ambiente para uma primeira avaliação e apresentação de sugestões e, depois, disponibilizado à CAA, na primeira semana de setembro, seguindo-se a sua colocação em discussão pública.
Movimento
José Candeias, membro do movimento Aljustrel Pelo Ambiente (m-APA), responsável por uma petição on line que recolheu, até agora, cerca de meio milhar de assinaturas, “gostaria de ter mais informação sobre o processo” e reclama uma sessão pública para esclarecer a população. Em declarações ao “Diário do Alentejo”, o ativista aljustrelense diz que “tudo o que se está a passar deveria ser conhecido e divulgado na esfera pública”. “Havia o compromisso de serem tomadas medidas até ao verão, mas agora já se fala no fim de ano…”, refere José Candeias, preocupado. Nélson Brito, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, confirmou a receção do documento produzido pela ARS Alentejo, mas considerou que cabe à CAA fazer o ponto da situação sobre o assunto.
Comissão de Acompanhamento Ambiental
Este organismo, que foi apresentado no último dia de fevereiro deste ano, integra 12 entidades da região e é, segundo José Palma, o seu coordenador, “um fórum de partilha” e “o local adequado para que a empresa e a comunidade envolvente se relacionem”. O grupo já se reuniu duas vezes em 2019 e terá mais uma sessão de trabalho em setembro. A Comissão de Acompanhamento Ambiental da Almina, para além de representantes da empresa, integra elementos da Câmara Municipal de Aljustrel, Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Ambiente e Saúde de Aljustrel, União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, Centro de Saúde de Aljustrel, Administração Regional de Saúde do Alentejo, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljustrel, CCDR do Alentejo, Politécnico de Beja, GNR, Agrupamento de Escolas de Aljustrel e Associação de Beneficiários do Roxo.