Diário do Alentejo

Dia de Portugal vai ser comemorado em Portalegre

03 de junho 2019 - 22:20

A presidência da República já divulgou o programa das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas que terá início, no domingo, dia 9, com a chegada a Portalegre de Marcelo Rebelo de Sousa para a cerimónia do içar da Bandeira Nacional.

 

Segue-se, no Convento de Santa Clara, a apresentação de cumprimentos do Corpo Diplomático acreditado em Portugal, e, depois do almoço, uma visita ao Museu da Tapeçaria.

 

A presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, desafiou entretanto a população a sair à rua durante as comemorações. Além de bandeiras nas janelas e da distribuição de chapéus alusivos à data, as ruas de Portalegre vão estar também engalanadas com pendões com as cores da cidade e de Portugal. “Queremos que a população do distrito de Portalegre participe, pois estas comemorações são de toda uma região e de todos os portugueses”, frisou a autarca.

 

Segunda-feira, dia 10 de junho, a cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal terá lugar nas avenidas Movimento das Forças Armadas e Frei Amador Arrais, onde discursará, para além do Presidente da República, o presidente da Comissão Organizadora das Comemorações, o jornalista João Miguel Tavares, que é natural de Portalegre. 

 

O presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca marcará presença no evento, onde desfilará, também, uma representação das Forças Armadas de Cabo Verde.

 

Tal acontece porque depois, Marcelo Rebelo de Sousa e o seu congénere cabo-verdiano, bem como o primeiro-ministro António Costa, partirão para a Ilha de Santiago, na República de Cabo Verde, onde se realiza, ao fim do dia, um encontro com a Comunidade portuguesa, na Escola Portuguesa da Praia.

 

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões, e das Comunidades Portuguesas, desde a eleição do actual Presidente da República, também passaram a ter lugar em países com forte presença de comunidades portuguesas. Foi o caso, nos anos anteriores, da França, Brasil e EUA. 

Comentários