A Estrada Regional (ER) 265, que liga Serpa a Mértola, vai, em breve, ser alvo de uma empreitada de requalificação com vista a reforçar as “características da via” e “a segurança dos automobilistas”. O “avultado investimento” é de 1,7 milhões de euros e prevê a reabilitação do pavimento e o melhoramento da sinalização entre Santa Maria (Serpa) e a vila mertolense. Os presidentes de câmara de Serpa e Mértola mostram-se satisfeitos com esta notícia.
Texto Ana Filipa Sousa de Sousa
Em março deste ano, o “Diário do Alentejo” (“DA”) dava conta da situação degradante e perigosa em que a Estrada Regional (ER) 265 se encontrava. À conversa com os fregueses das aldeias de Santa Iria, Vales Mortos, Vale do Poço e Mina de São Domingos – localidades atravessadas pela referida estrada –, o descontentamento pelos “remendos pontuais”, que “não duram muito tempo”, era generalizado e havia quem dissesse que a estrada a ser “arranjada” não seria no seu “tempo”.
Volvidos quatro meses, a Infraestruturas de Portugal (IP), empresa pública responsável pela gestão da rede rodoviária, anunciou, “finalmente”, o lançamento do concurso público para a beneficiação da ER265.Em comunicado enviado à “Lusa”, no passado dia 24, a IP indicou que a requalificação será “num troço com cerca de 37 quilómetros de extensão” entre a aldeia de Santa Maria (Serpa) e Mértola e que englobará “a reabilitação funcional do pavimento e a otimização da sinalização horizontal”.
“Trata-se de um avultado investimento que se insere na estratégia da IP de promoção da melhoria contínua dos níveis de fiabilidade, conforto, disponibilidade e segurança da Rede Rodoviária Nacional, ao serviço do transporte e mobilidade das populações”, lê-se na nota. A intervenção está orçada em 1,7 milhões de euros.
Em declarações ao “DA”, o presidente da Câmara Municipal de Serpa recorda que, também em março, reuniu-se com “os responsáveis da IP” e foi-lhe dada a indicação que “iria ser executada uma pequena intervenção entre Serpa e Vale Mortos”, estando, na ocasião, em análise o restante troço.
“[Informaram-me] que estaria a ser ultimado o projeto para uma intervenção na estrada, no valor de cerca de 1,5 milhões de euros, que visaria recuperar a ligação entre estes dois concelhos, mas não só. Julgamos que é essa intervenção que foi agora anunciada e, naturalmente, é com imenso agrado que recebemos a notícia”, afirma João Efigénio Palma.
O mesmo sentimento é partilhado pelo presidente da Câmara Municipal de Mértola. Mário Tomé diz ser “um prazer e uma satisfação enorme” saber que a IP “percebeu o estado de degradação e lástima em que a estrada está” e que “coloca, claramente, em risco as pessoas e os bens”.
Em declarações ao “DA”, reforça que desde 2021 que o município entregou à IP o relatório técnico da estrada, com o levantamento fotográfico, com evidências, e com o reporte daquilo que são as condições de perigosidade por parte da engenharia.
A par disso, continua Mário Tomé, a população também “fez força para que [a intervenção] fosse uma realidade”, através da submissão de “vários requerimentos e queixas” sobre “o estado da estrada” e que, “naturalmente”, teve influência.
“Digo com agrado que senti que foi um processo em que o município teve uma participação decisiva. Desde o início do mandato que remeteu relatórios técnicos fundamentados e com conteúdo à IP manifestando o seu desagrado e preocupação em relação ao estado da estrada. Por isso, quando veio concluído o processo do concurso público vimos o nosso dever cumprido”, reconhece.
Para o autarca, este primeiro passo em direção à resolução de “um problema de anos” é “claramente um trabalho coletivo”, que uniu “várias forças políticas” em prol de um bem comum que há muito é aguardado.
“O município teve, obviamente, a sua parte e isso aconteceu. Sempre que as coisas não acontecem a responsabilidade é da câmara à boca de todos, [mas] quando acontece o mérito é de todos e já não é da câmara”, realça.
Mário Tomé relembra, também, que é “urgentíssimo” que “o processo administrativo seja célere” e que “a curto prazo vejamos repostas as condições de circulação e mobilidade tal como precisamos”.
Gonçalo Valente diz que obra é motivo de orgulho
O deputado do PSD eleito pelo círculo de Beja também se congratulou com a requalificação da ER265, uma “estrada há muito reivindicada” devido ao “seu avançado estado de degradação”. Em comunicado enviado ao “DA”, Gonçalo Valente lembrou “o segundo maior orçamento do País para a requalificação de rodovias”, que resulta de “um esforço conjunto de várias entidades e pessoas que acreditam e não desistem da nossa região”. “Se antes os autarcas não podiam fazer anúncios deste teor para manifestar a sua satisfação, porque o seu governo PS não apostava no Baixo Alentejo, agora é com o maior orgulho que verificamos que a ação deste governo os permite, finalmente, fazê-lo”, remata.
Muito mais há para intervir e recuperar
Segundo o presidente da Câmara de Serpa, neste momento existe “a necessidade absoluta de conclusão” da Estrada Nacional (EN) 260 – “vulgo IP8”– até à fronteira com Vila Verde de Ficalho e da EN 255, que liga Serpa a Pias, que está em “avançado estado de degradação”. Para João Efigénio Palma, a deterioração da via tem-se acentuado nos últimos tempos com o crescimento do olival intensivo e, consequentemente, o “aumento extraordinário” da produção de azeite e do trânsito de viaturas pesadas. “E se o aumento acentuado da produção de azeite originou o aumento da cobrança de impostos é importante que esses impostos sirvam para investimento nas infraestruturas da região e para a melhoria das condições de vida das nossas populações”, admite ao “DA”. Também Mário Tomé, presidente da Câmara de Mértola, recordou a intervenção necessária na ER267, entre Mértola e Almodôvar, que está em “fase de visto do Tribunal de Contas”, e a conclusão das obras na Ponte do Vascão que, “ao dia de hoje”, é apontada para 30 de setembro.