Diário do Alentejo

Entrevista a Luís Coentro

14 de maio 2025 - 08:00
Cabeça de lista do PAN pelo círculo eleitoral de Beja

Reagir Incluir Reciclar (RIR), Bloco de Esquerda (BE), Livre (L), Iniciativa Liberal (IL), Partido Popular Monárquico (PPM), Volt Portugal (VP), Ergue-te (E), Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), Nova Direita (ND) e Alternativa Demo-crática Nacional (ADN). São estas as designações dos 11 partidos – para além dos quatro que têm ou já tiveram assento parlamentar na Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Beja.

 

O “Diário do Alentejo” quis saber quais as ideias e propostas desses partidos para a região.

 

1 - Quais são as três grandes prioridades do seu partido para o distrito de Beja?

Promover estilos de vida saudáveis e apostar num desenvolvimento ambiental, social e económico sustentável da região. Investir na atração, fixação e valorização de profissionais de saúde, com especial foco nos jovens médicos. Reforçar as infraestruturas locais, com prioridade para a eletrificação da linha ferroviária e a requalificação da rede de transportes públicos rodoviários.

 

2 - Como “dar peso” à região junto dos poderes de decisão?

Retomar o processo de regionalização como forma de aproximar o poder das populações e responder às especificidades locais. Reforçar os mecanismos de participação democrática, como os orçamentos participativos e os referendos locais. Dinamizar a economia local e promover políticas públicas de habitação acessível, fundamentais para fixar jovens e combater a perda populacional.

 

3 - O que será um bom resultado, no círculo de Beja, para o seu partido?

Obter pelo menos mil votos, consolidando uma base de apoio para o PAN no Baixo Alentejo.

Comentários