Reagir Incluir Reciclar (RIR), Bloco de Esquerda (BE), Livre (L), Iniciativa Liberal (IL), Partido Popular Monárquico (PPM), Volt Portugal (VP), Ergue-te (E), Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), Nova Direita (ND) e Alternativa Demo-crática Nacional (ADN). São estas as designações dos 11 partidos – para além dos quatro que têm ou já tiveram assento parlamentar na Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Beja.
O “Diário do Alentejo” quis saber quais as ideias e propostas desses partidos para a região.
1 - Quais são as três grandes prioridades do seu partido para o distrito de Beja?
Promover estilos de vida saudáveis e apostar num desenvolvimento ambiental, social e económico sustentável da região. Investir na atração, fixação e valorização de profissionais de saúde, com especial foco nos jovens médicos. Reforçar as infraestruturas locais, com prioridade para a eletrificação da linha ferroviária e a requalificação da rede de transportes públicos rodoviários.
2 - Como “dar peso” à região junto dos poderes de decisão?
Retomar o processo de regionalização como forma de aproximar o poder das populações e responder às especificidades locais. Reforçar os mecanismos de participação democrática, como os orçamentos participativos e os referendos locais. Dinamizar a economia local e promover políticas públicas de habitação acessível, fundamentais para fixar jovens e combater a perda populacional.
3 - O que será um bom resultado, no círculo de Beja, para o seu partido?
Obter pelo menos mil votos, consolidando uma base de apoio para o PAN no Baixo Alentejo.