A um mês da ida às urnas para eleger os três deputados do círculo eleitoral de Beja os candidatos dos vários partidos desdobram-se em ações de pré-campanha por todo o distrito e em entrevistas à comunicação social.
Texto Aníbal Fernandes
Entre visitas a hospitais, creches, escolas, empresas dos vários setores, entrevistas à comunicação social regional e contactos com as populações, os candidatos às Legislativas antecipadas de 18 de maio esforçam-se por chamar a atenção para os temas que elegeram como os mais importantes e capazes de lhes poder dar o voto e o respetivo bilhete para São Bento. Para isso contam com as respetivas máquinas partidárias e o empenho dos seus militantes.
Os acessos serão um ponto forte na campanha e motivo de muita discordância. Gonçalo Valente, numa entrevista ao jornal on line “O Atual”, garantiu que, com o PSD, a “autoestrada 26 (A26) vai chegar a Beja”, só não disse quando, até porque as obras no itinerário orincipal número 8 (IP8) entre o final da autoestrada na Malhada Velha e a capital de distrito apenas apresentam com perfil de autoestrada as variantes a Figueira de Cavaleiros, Ferreira do Alentejo e Beringel.
Ainda sobre este tema, o deputado social-democrata acusou o PS de ter deixado “cair” a ligação ferroviária ao aeroporto e garantiu que a ligação rodoviária entre Serpa e Mértola “é prioritária” para o PSD.
Em resposta, no mesmo órgão de comunicação social, Pedro do Carmo retorquiu que aquilo que este governo fez “foi aproveitar” o que os governos do PS deixaram encaminhado com projetos e candidaturas aprovadas, ao contrário do que fizeram anteriormente (IP2 e A26) quando assumiram o poder em 2011, com Passos Coelho como primeiro-ministro.
O candidato do PS reclamou, ainda, para o seu partido, o mérito da ligação entre as barragens do Roxo e da Rocha que está em andamento; defende a A26 até Beja e a requalificação do IP8 até Ficalho; e avança com a exigência da isenção de portagens na A2 e na A26. Na ferrovia, aposta na abertura da linha entre Beja e a Funcheira para viabilizar uma ligação ao Algarve pelo interior.
Também Bernardino Soares foi entrevistado pelo mesmo órgão de comunicação social e foi o único que se referiu ao aeroporto de Beja, considerando que esta infraestrutura tem de ser “potenciada”. De acordo com o seu diagnóstico, tal só não aconteceu “porque a ANA não tem qualquer interesse” em que isso aconteça. “A ANA, empresa concessionada à Vinci pelo governo do PSD e CDS e mantida pelo PS e por Pedro Nuno Santos, só está interessada em concentrar a sua operação o mais possível no Aeroporto Humberto Delgado e desvaloriza o aeroporto de Beja”, acusou o candidato da CDU.
Caminhos cruzados em Barrancos
No fim de semana passado todos os caminhos foram dar a Barrancos e à XVII Feira do Presunto e dos Enchidos, que decorreu entre os dias 11 e 13. Pedro do Carmo é já uma presença habitual devido à ligação familiar que mantém com aquele concelho, mas Bernardino Soares e Rui Cristina, candidato do Chega, também visitaram o evento e aproveitaram para fazer campanha.
Hoje, feriado de Sexta-Feira Santa, o ex-deputado socialista estará por Ourique, mas amanhã, sábado, visitará a Vidigueira Vinho, evento que decorrerá durante todo o fim de semana e, depois, no domingo, irá a Serpa onde se realiza o cortejo histórico organizado pela câmara local.
Despacho despachado
Gonçalo Valente, no próximo fim de semana, não tem agenda marcada devido a um impedimento pessoal, mas, na passada segunda-feira, dia 14, acompanhou a secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, numa visita ao Centro de Saúde de Vidigueira e à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulsba), onde a governante anunciou a assinatura do despacho que vai permitir o lançamento do concurso de arquitetura, especialidades e empreitada de ampliação e requalificação do Hospital José Joaquim Fernandes.
Em comunicado, o deputado da Aliança Democrática diz que “este despacho acaba por se mostrar mais ambicioso do que o previsto, acelerando prazos, a partir do momento em que permite a abertura de um concurso que abrange também a fase da empreitada, prescindindo, assim, da abertura de novo concurso após a fase do projeto de arquitetura, tendo em vista a sua execução”.
Em busca do deputado perdido A CDU apresentou, formalmente, os seus candidatos no passado dia 11, em Beja, no Centro Unesco, mas Bernardino Soares, antes, já se tinha reunido com a presidência do Instituto Politécnico de Beja (dia 4), com o conselho de administração da Ulsba (dia 8) e, no mesmo dia, com o Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana.
Na passada terça-feira, dia 15, o candidato da CDU visitou Moura, tendo mantido contactos com reformados, comerciantes e trabalhadores do município e visitado a creche Amor Perfeito e, ao fim da tarde, juntamente com o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, marcou presença numa sessão no Musibéria, em Serpa, no lançamento da candidatura de João Dias às eleições autárquicas previstas para o final do ano.
No dia seguinte, quarta-feira, esteve à hora do almoço com trabalhadores da Câmara Municipal de Beja e à tarde contactou com comerciantes e população nas “Portas de Mértola”, também em Beja.
Misericórdias e Alqueva
Por seu lado, o candidato do Chega por Beja, Rui Cristina, na passada terça-feira, esteve reunido com a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, Maria Isabel Estevens, onde se inteirou sobre “a realidade do Hospital de São Paulo e os desafios enfrentados por esta instituição”.
No dia anterior, Rui Cristina e Jorge Galveias, número um em Évora, visitaram a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, e onde, segundo um comunicado recebido na redação do “Diário do Alentejo”, adquiriram “um conhecimento mais detalhado sobre as áreas de influência deste projeto estruturante, essencial para o desenvolvimento agrícola, económico e social da região”. Ontem, quinta-feira, o dia foi dedicado a Ourique e a uma visita à santa casa da misericórdia local. No próximo dia 22 Rui Cristina estará em Beja para visitar a santa casa da misericórdia. A agenda de campanha do Chega vai ser suspensa durante este fim de semana devido ao período de festividades da Páscoa.
Abril de novo
O Bloco de Esquerda iniciou ontem, quinta-feira, o ciclo de cinema “Abril de Novo”, na sua sede distrital, na rua da Branca, em Beja. A iniciativa, integrada na pré-campanha da candidatura de Alberto Matos, continua no próximo dia 21, com a exibição do documentário “A Lei da Terra”, e conclui-se a 8 de maio, com a apresentação do filme “Continuar a Viver ou Os Índios da Meia Praia”, do realizador António Cunha Teles. A entrada é livre.