Alentejo, Setúbal, Tejo, Dão, Bairrada, Douro, Açores, Moldávia e Geórgia são as regiões e países representados pelos produtores vínicos que neste ano marcam presença no Vidigueira Vinho, um certame que promove o setor vitivinícola enquanto motor de desenvolvimento económico e turístico. António Zambujo, Calema e The Lucky Duckies são os cabeças-de-cartaz do evento.
Texto | Ana Filipa Sousa de Sousa
Estimular o setor vínico, assim como a gastronomia e o artesanato regional, celebrando o vinho, a tradição e a cultura, são o mote que conduz a mais uma edição de Vidigueira Vinho, certame que arranca hoje, sexta-feira, e que se prolonga até domingo, dia 20, naquela vila.
O evento, que se assume como “uma referência no panorama vitivinícola nacional”, reunirá os principais produtores de vinho da sub-região de Vidigueira, bem como produtores das regiões de Setúbal, Tejo, Dão, Bairrada, Douro e Açores. Internacionalmente o destaque vai para a representação de produtores e vinhos provenientes da Moldávia e da Geórgia.
O certame, que neste ano conta com um “Salão dos vinhos”, apresenta duas programações distintas direcionadas para a música, exposições e venda de produtos agroalimentares e artesanais e para showcookings, provas e harmonizações de vinhos.
Desta forma, hoje, dia 18, o Vidigueira Vinho é inaugurado às 11:00 horas pela Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidigueira, no pavilhão multiusos, seguindo-se a inauguração do “Salão dos vinhos”, às 12:00 horas.
Ao nível musical, atuarão os grupos corais Os Vindimadores da Vidigueira (12:00 horas) e da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (12:15 horas), seguindo-se o Grupo do Polo do Aevid (12:30 horas), Martinho Caeiro (14:00 horas), Os Relíquia (16:30 horas), Sofia Pires, Pedro Chá e Diogo Rosa (18:30 horas) e Adiafa (20:30 horas). Mais tarde sobe a palco o cabeça-de-cartaz e embaixador António Zambujo (22:30 horas) e o DJ Marco Guedes com Live Sax Mário.
Paralelamente, no “Salão dos vinhos”, o destaque vai para a harmonização de vinhos fortificados e aguardentes da Vidigueira com bolos e doces regionais (16:00 horas) e para o showcooking do Hotel Sines Sea View, acompanhado por João Monteiro com os Vinhos do Douro – Quinta do Beijo (19:00 horas). Por sua vez, no sábado, dia 19, acontece a prova de espumantes da Moldávia, com Simion Croitoru (16:00 horas), e o showcooking com a chefe Martha Tomé e Ricardo Monteiro com os vinhos Atão Vaz da Vidigueira (19:00 horas).
Na música estão agendadas as atuações de Grupo Vila de Frases (15:00 horas), Os Carraceiros (16:00 horas), Vozes de Alqueva (18:30 horas), Porque Sí (20:30 horas), Calema (22:30 horas) e os DJ Mete Cá Sets e Ludwing.
No último dia do certame, domingo, apresentar-se-á Luís Simenta (14:00 horas), a Tuna da Universidade Sénior de Vidigueira (15:00 horas), Raio dos Cachopos (16:00 horas), José Santos (17:30 horas), The Lucky Duckies (18:30 horas) e Os Descendentes (20:30 horas). No “Salão dos vinhos” ocorrerá o showcooking com a chefe Ana Seno, acompanhada por Teresa Caeiro dos vinhos Geração da Talha (16:00 horas), seguindo-se uma harmonização de vinhos e queijos dos Açores com Fábio Rocha (18:00 horas). O certame, promovido pela Câmara Municipal de Vidigueira, é de entrada gratuita.