Diário do Alentejo

PS e PSD trocam argumentos sobre obras no distrito

16 de março 2025 - 08:00
IP8 e A26, ampliação do hospital e ferrovia em questãoFoto | Ricardo Zambujo

Socialistas do Baixo Alentejo acusam o deputado do PSD de se comportar como “dono disto tudo” ao reclamar para o seu partido os louros dos projetos perspetivados ou em curso para a região, mas que foram “preparados, planeados e orçamentados” pelos governos anteriores. Por seu lado, Gonçalo Valente exorta o PS a “falar verdade” e a mostrar-se “reconhecido por aquilo que está a ser feito”, e que estava parado devido a “não terem tido a competência que lhes era exigida e a vontade que era a sua obrigação” para que as obras avançassem.

 

Texto | Aníbal FernandesFoto | Ricardo Zambujo

 

Na sequência da intervenção de Gonçalo Valente na Assembleia da República, durante a discussão da moção de censura apresentada pelo PCP, em que questionou os comunistas sobre obras em curso ou projetadas para o distrito de Beja (ver texto na página 4), a Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista enviou um comunicado às redações onde acusa o também presidente da distrital social-democrata de se querer transformar no “dono disto tudo” e reclama para os socialistas os louros das intervenções no terreno.Dizem os socialistas que, no que se refere ao IP8, o deputado do PSD se “esqueceu que só foram possíveis” os trabalhos que estão a decorrer “porque houve uma preparação, planeamento e orçamentação pelo governo do Partido Socialista”.

 

O mesmo para as obras na ferrovia, no troço Casa Branca-Beja e no que diz respeito à reabilitação e ampliação do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, acusando Gonçalo Valente de se “apropriar” daquela intervenção e de “faltar à verdade” quando diz “que está em fase de projeto de arquitetura”, o que, dizem, “só estará previsto, na melhor das hipóteses, para 2026”.

 

“É preciso relembrar que este tema foi reatado no final de 2023, pelo secretário de Estado da Saúde do Governo do Partido Socialista, e que estagnou em julho de 2024, já com o Governo PSD, mantendo-se assim até hoje”, lê-se no comunicado do PS do Baixo Alentejo.

 

“Falar verdade” Em resposta, também em comunicado, os sociais-democratas exortam os socialistas a “falar verdade” e a mostrarem-se “reconhecidos por aquilo que está a ser feito em virtude de eles próprios não terem tido a competência que lhes era exigida e a vontade que era a sua obrigação.”

 

O PSD acusa o PS de “oito anos de governação socialista em que nada foi concretizado”, o que para os sociais-democratas “é demonstrativo do servilismo que os socialistas assumiram, porque, simplesmente, não foram capazes de trazer investimento real para o Baixo Alentejo”.

 

O comunicado admite que, no que se refere às obras no IP8, “quando este governo tomou posse já estavam previstas no documento do PRR de 2021 e tinham estado até 2024 sem ser executadas”, no entanto, acusa o anterior governo de não ter “contemplado” e “desistido” da concretização da A26, garantindo ter conseguido que “o atual Governo AD assumisse o compromisso de a realizar até ao fim desta legislatura, isto se nos deixarem governar”.

Quanto à ligação ferroviária entre Casa Branca e Beja, o PSD acusa os socialistas de terem desvirtuado e ludibriado “o objeto do contrato”, questionado para onde foi o financiamento previsto, nomeadamente, “na ligação ao aeroporto de Beja que caiu deste projeto”.Relativamente ao hospital de Beja, os sociais-democratas insistem que o projeto de arquitectura avançará mesmo em 2025, existindo, para isso, uma verba inscrita no Orçamento do Estado.

 

Intervenções rodoviárias prioritárias

O Governo, na última reunião do Conselho de Ministros antes da rejeição da moção de confiança pela Assembleia da República que levou à queda do executivo e à convocação de eleições legislativas antecipadas, aprovou uma série de “intervenções rodoviárias tidas como prioritárias em todo o País” e mandatou a Infraestruturas de Portugal “para estudar e concretizar um conjunto de projetos”. Entre eles consta – conforme um slide publicado pelo ministro Miguel Pinto Luz nas suas redes sociais – o “IP8 (A26) dando continuidade aos investimentos em curso no corredor Sines-Beja, tendente a uma ligação em via dupla até Beja”. Em concreto, trata-se do lance de autoestrada entre Roncões e a A2, em Grândola- -Norte (recorde-se que no projeto original da A26 a ligação à A2 estava projetada para o nó de Grândola-Sul), e o lance entre Santa Margarida do Sado e Beja, cujas obras de requalificação do IP8, ou EN259, e as variantes a Figueira de Cavaleiros, Ferreira do Alentejo e Beringel, estão em curso.

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