O Festival Entrudanças, promovido pela associação PédeXumbo, regressa hoje à vila de Entradas, no concelho de Castro Verde, para celebrar a diversidade através dos diferentes ritmos dançados. A 21.ª edição prolonga-se até domingo, dia 2 de março.
Texto | Ana Filipa Sousa de Sousa
Dar a conhecer os vários ritmos do mundo e apresentar o ritmo da vila de Entradas são as propostas para a 21.ª edição do Entrudanças que arranca hoje, sexta-feira, naquela localidade. O festival convida a uma viagem “centrada na tradição e na partilha de culturas” em que os bailes, os concertos, as oficinas de dança, os passeios e as visitas, a gastronomia e as exposições se juntam ao cante, à viola campaniça e ao artesanato local.
“O Entrudanças é sempre uma comemoração do Carnaval, uma comemoração alternativa a outros contextos e outros carnavais. Neste ano, o tema ‘Ritmos plurais’ vem ao encontro do nosso tema geral de trabalho da associação PédeXumbo que são os ‘Corpos plurais’”, começa por explicar, ao “Diário do Alentejo”, a coordenadora da associação e promotora do festival, Marta Guerreiro.
Durante os próximos três dias, o festival apresentará os “ritmos de várias partes do mundo” e juntá-los-á “aos ritmos locais”, de forma a confirmar que “estamos num mundo em alteração” e que, por isso, é preciso “compreender outros povos e outras pessoas que se juntam a nós e que escolhem o nosso país para viver ou viajar”.
“Mas também, em simultâneo, percebemos que o Entrudanças muda o ritmo da vila de Entradas, porque são muitas as pessoas que chegam e também as pessoas que vão à procura do ritmo de Entradas, que é um ritmo que nos leva, apesar de estarmos num festival de dança, a ter outra calma, porque chegar ao Alentejo traz-nos este outro ritmo também”, esclarece.
Esta mescla de culturas é visível no programa que, segundo Marta Guerreiro, é apresentado com “diversidade” e “horizontalidade” e, por isso, com vários pontos altos.
Para hoje está agendada a oficina de danças portuguesas, com Diana Azevedo, (19:00 horas), assim como os concertos com La Tremenda Sonora (21:00 horas), String Fling (22:00 horas) e Airboxes Trio (às 00:00 horas).
Amanhã, sábado, o dia inicia-se com a caminhada de observação de aves “A vida por uma linha” (09:00 horas), seguindo-se a atividade de sensibilização ambiental através da dança criativa “Into natureza” (11:00 horas) e uma visita e prova de vinhos na herdade das Fontes Barbaras (11:00 horas). Para mais tarde estão programadas as sessões “Dançar pelo mondo” (11:30 horas), “Pessoas cheias de território” (14:30 horas), “Oficina de ensemble” (16:00 horas), “Danças de Carnaval do mundo” (16:00 horas), “Oficina de danças latino-americanas, chacarera e valsa peruana” (16:00 horas), “Oficina de danças italianas” (17:45 horas) e “Oficina de cante com viola campaniça” (18:00 horas).
A nível musical, apresentam-se em palco Ruído à Portuguesa (13:30 horas), Grupo Coral Flores de São João e grupo musical Alma Sul (16:00 horas), Bafo de Bode (17:30 e 20:00 horas), Pesdelan (19:00 horas), banda Clareou (21:30 horas), Airboxes (22:30 horas) e Karamaus (00:30 horas).
No último dia do festival, domingo, as atenções estarão na hora do conto “O pastor e a artesã” (14:30 horas), nas oficinas de “Chamarritas” e “En-contra-danças” (15:30 horas) e nas atuações dos grupos corais As Ceifeiras de Entradas e Os Ganhões de Castro Verde e do grupo musical Brasa Doirada (16:00 horas), Jam.PT (18:00 horas), Grupo Moços das Violas Campaniças de Castro Verde (18:30 horas) e Siga Bailando (21:00 horas).
Segundo Marta Guerreiro, as expectativas para esta edição, tendo em conta a venda on line de bilhetes, “são muito boas” e vem confirmar que o Entrudanças “já faz parte do calendário de muita gente”
“Sabemos que são muitas as pessoas que procuram um Carnaval diferente e um Carnaval também mais participado e dançado. Há muita gente a visitar a vila de Entradas nestes três dias, a consumir localmente, desde alojamento a refeições, mas acho que o rico mesmo é a diversidade de contactos e de festas que se faz”, assegura.
O festival é organizado pela associação PédeXumbo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde e da Junta de Freguesia de Entradas.