Diário do Alentejo

Feira do Queijo do Alentejo regressa a Serpa

21 de fevereiro 2025 - 09:15
Certame é inaugurado hoje, prolonga-se até domingo, dia 23, na “Terra Forte”Fito | CM Serpa

Numa ocasião em que o setor queijeiro pede “atenção” face às dificuldades que atravessa ao nível da redução das áreas de pastoreio e de produtores, a Feira do Queijo do Alentejo regressa a partir de hoje, sexta-feira, à cidade de Serpa. No total, estarão presentes 160 expositores e 60 stands para afirmar a região “enquanto destino de grandes eventos ligados à identidade”.

 

Texto | Ana Filipa Sousa de Sousa

 

A 24.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo abre as suas portas hoje, dia 21, aos cerca de 160 expositores de queijos, enchidos, mel, doçaria, artesanato, tasquinhas, criadores de ovinos e entidades institucionais regionais para afirmar a “região enquanto destino de grandes eventos ligados à identidade” e “divulgar o concelho nas suas mais diversas vertentes”.

Tendo o queijo como produto primordial, o certame assume-se como “uma iniciativa para a promoção e incentivo à produção e à dinâmica industrial dos produtores do queijo de Serpa”, numa ocasião em que o setor atravessa “algumas dificuldades”.

“O balanço, embora não seja preocupante, requer alguma atenção para com o percentual de produção que depende muito da produção de leite. Esta é uma atividade muito exigente, que é feita sempre em pequena produção e em que são os próprios [produtores] que fazem todo o trabalho, em quase todas as circunstâncias e com 365 dias de trabalho por ano”, realça, ao “Diário do Alentejo”, o presidente da Câmara Municipal de Serpa, João Efigénio Palma.

A pouca atratividade da área para os jovens, a diminuição do número de produtores e a redução das áreas de pastoreio são as principais causas apontadas para a fragilidade atual do setor.

Desta forma, João Efigénio Palma admite que a presente edição do certame, com 60 stands portugueses e espanhóis, poderá ser uma forma de alavancar o interesse pela área em todas as faixas etárias.

Para os mais novos, o programa reserva a realização de atividades lúdico-pedagógicas ligadas à valorização do património natural e à elaboração de trabalhos manuais com lã que estimulam “a criatividade e a imaginação das crianças”.

Ao nível das competições, o destaque vai para o 8.º Concurso de Ovinos de raça Ile de France (dia 21, às 11:30 horas), para o 9.º Concurso de Queijo “O melhor queijo da Feira do Queijo do Alentejo” (dia 21, às 14:00 horas, e dia 23, às 15:00 horas) e para o 5.º Concurso Regional do Cão de Serra de Aires, promovido pela Associação do Cão de Serra de Aires, (dia 22, às 11:30 horas).O programa apresenta também o colóquio “As práticas de maneio influenciam a emergências de resistência? – Contributo do projeto RumiRes” (dia 22, às 11:00 horas), a apresentação do projeto “Q.I.4.0 – Queijo Serpa DOP a inteligência artificial na produção artesanal – Academia do Queijo” (dia 22, às 14:00 horas) e o Roteiro Sensorial do Queijo Pão Pão Queijo Queijo (dia 23, às 11:00 horas).

No que diz respeito à música, o cartaz deste ano é preenchido com as atuações hoje, dia 21, do Rancho Folclórico da Cercibeja (15:00 horas), de Filipe Alves (20:30 horas), de Lucky Duckies (22:30 horas) e DJ Shok (00:00 horas). Amanhã, dia 22, sobem a palco o grupo Flamenquitas & Revuelo de Vila Nova de São Bento (15:00 horas), a Banda Filarmónica de Serpa (16:00 horas), Jorge Nice (20:30 horas), About To The 90´s (22:30 horas) e KX Connections (00:00 horas). O último dia de certame é marcado pelos espetáculos com o Grupo de Sevilhanas e Flamenco do Musibéria (15:00 horas), grupo Chocalheiros de Ficalho (16:00 horas), Joana Gonçalves (16:00 horas), o encontro de grupos corais alentejanos (17:00 horas) e Grupo Vozes de Aurora de Pias (19:30 horas).

Durante os três dias de feira será possível, igualmente, assistir a sessões de tosquia de ovinos, workshops, demonstrações de cães de pastoreio e de artesanato ao vivo sempre com os pratos típicos da região presentes nas diversas tasquinhas do certame.A sessão de abertura está agendada para as 11:00 horas de hoje, com o Grupo Coral e Etnográfico Infantil da Creche/Jardim de Infância Nossa Senhora da Conceição de Serpa.

“Eu diria que estes são os grandes momentos que importa destacar na feira. Há motivos que sobram para durante este fim de semana visitar Serpa e a Feira do Queijo do Alentejo”, conclui o edil.

Comentários