Texto: Firmino Paixão com Armando Oliveira
O campeão nacional de karting micro max, Vicente Capela, esteve em destaque na última jornada do Champions of the Future Academy Program, a academia de karting apoiada pela Fórmula 1. Na pista de Al Forsan, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), onde a competição decorreu, entre os passados dias 1 e 3, o promissor piloto português conseguiu o terceiro lugar e contactou com as estrelas da Fórmula 1.
Esta é a história de um jovem português entre a elite do karting internacional. Vicente Capela, alentejano de Beja, piloto da Júnior Racing Team, com apenas 11 anos, que fechou com um pódio (3.º lugar) a sua primeira temporada no Champions of the Future Academy Program, campeonato apoiado pela Fórmula 1 Academy e pela Mercedes-Benz, que pretende descobrir jovens talentos do karting mundial.
Na prova disputada em Al Forsan, que antecedeu o Grande Prémio de Abu Dhabi de Fórmula 1, Vicente Capela foi sempre um dos pilotos mais rápidos em pista, num pelotão de três dezenas de concorrentes na categoria mini 60, com pilotos oriundos de várias partes do mundo. Obteve, assim, o primeiro pódio de um piloto português nesta competição.
Foi a melhor forma de fechar um campeonato onde Vicente Capela também competiu nas pistas de Cremona (Itália), Valência (Espanha), Franciacorta (Itália) e Al Ain (Emirados Árabes Unidos). Foi obrigado a falhar a ronda no Dubai, devido à coincidência de datas com o Campeonato de Portugal Rotax, onde se sagrou campeão nacional. O piloto de Beja conseguiu terminar a competição no 7.º lugar (a um ponto do 6.º classificado), entre 56 pilotos.
“Fiquei muito orgulhoso com este resultado”, afirmou Vicente Capela, após subir ao pódio em Abu Dhabi. “Estive muito competitivo ao longo de todo o fim de semana e este pódio é um prémio por todo o trabalho que realizámos desde o início do ano, num campeonato com excelentes pilotos e material idêntico para todos. A experiência de correr na semana do GP de Fórmula 1 também foi fantástica, porque pude estar, por exemplo, com o Oliver Bearman (piloto da Ferrari F1) e com o Toto Wolf (director-geral da Mercedes F1), ídolos que só via na televisão. Agradeço ao meu mecânico Adrian Vaz, ao meu ‘coach’ Pedro Ivars e todo o apoio dos portugueses, especialmente, da minha família”, referiu o atual campeão nacional Micro Max, que, recentemente, esteve nomeado para o Prémio Atleta Revelação do Ano, na Gala do Desporto do município de Beja.