O novo Centro de Saúde de Vidigueira já funciona em novas instalações construídas de raiz para esse fim. Espera-se que em breve possa acontecer a inauguração oficial e que o novo espaço possa permitir a oferta de mais valências do que as que eram prestadas no antigo edifício.
Texto Aníbal Fernandes
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulsba) informou, em comunicado, que o Centro de Saúde de Vidigueira já se encontra a funcionar nas novas instalações, localizadas junto à Estrada Nacional 258, perto do complexo das piscinas municipais.
Rui Raposo, presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, em declarações ao “Diário do Alentejo”, considera que é um acontecimento “de grande importância” e espera que “o novo espaço possa contribuir para prestar um melhor serviço à comunidade”.
O novo equipamento resulta de um investimento de cerca 2,2 milhões de euros, comparticipado em 85 por cento por fundos comunitários, e foi construído num terreno com cerca de mil metros quadrados cedido pela autarquia.
Segundo a Ulsba, o novo espaço “disponibiliza mais e melhores condições para profissionais e utentes, contribuindo, desta forma, para a modernização dos cuidados de saúde primários e para o reforço do SNS [Serviço Nacional de Saúde] no Baixo Alentejo”. Rui Raposo espera que as novas instalações possam servir para “aumentar as valências prestadas” e que seja possível recrutar “profissionais de saúde para que isso aconteça”.
O processo de mudança trouxe alguns “constrangimentos no acesso aos cuidados de saúde no Centro de Saúde de Vidigueira”, pelos quais a Ulsba pede “desculpas”, mas decorreu favoravelmente “graças à inestimável colaboração da Câmara Municipal de Vidigueira e da Junta de Freguesia de Vidigueira, assim como de muitos profissionais de vários serviços da Ulsba e de entidades externas”.