Um investimento total de quase 3,2 milhões de euros foi concretizado em várias escolas do concelho de Odemira, tendo ficado pronto no arranque do presente ano letivo de 2024/2025, indicou a câmara municipal no início desta semana.
Em comunicado, o município de Odemira destacou o investimento realizado no Centro Escolar de São Luís, que ascendeu a cerca de 2,2 milhões de euros, comparticipado por apoios comunitários, através do programa operacional regional Alentejo 2020.
O renovado espaço “abriu portas no primeiro dia do ano letivo” e “vem dotar a comunidade escolar de melhores condições de ensino”, frisou.A par disso, a câmara referiu ter realizado “obras de manutenção e conservação dos edifícios e espaços escolares” nos vários agrupamentos, num investimento “estimado em cerca de um milhão de euros”, adquirindo ainda mobiliário escolar no valor “de cerca de 90 000 euros”.
No comunicado, o município lembrou que também se encontra “em fase de contratação” a empreitada para a construção do novo Centro Escolar do Almograve, “que incluirá jardim de infância e escola do 1.º ciclo”.
A autarquia afirmou que tem ainda “em preparação” uma candidatura para a requalificação das escolas Secundária e Básica 2,3 Damião de Odemira, ambas na sede de concelho, e Básica 2,3 Eng. Rafael Amaro da Costa, em São Teotónio, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).No comunicado, a vereadora Isabel Palma, que tem o pelouro da Educação, apontou este setor como “uma prioridade” do executivo. Essa aposta, continuou, traduz-se “nos investimentos já realizados e previstos para a melhoria e criação de novas estruturas escolares, para dar resposta a todos os alunos e com melhores condições”.
Segundo a câmara, neste novo ano letivo, o concelho regista “um aumento de 216 alunos” face a 2023/2024, “num total de 3840 alunos nos vários níveis de ensino na rede escolar pública e privada”.
Este aumento de alunos “levou à criação de nove novas turmas”, estando a autarquia “a trabalhar para novas respostas de pré-escolar nos jardins de infância nas localidades de Foros do Galeado, Zambujeira do Mar e São Teotónio”, lê-se no comunicado.Ainda na Educação, a autarquia estimou, para 2024/2025, um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros em ação social e em apoios à comunidade escolar.
Deste montante, está previsto um gasto de 940 mil euros em cerca de 15 000 refeições escolares, do pré-escolar ao ensino secundário, durante todo o ano letivo, a par da atribuição de vouchers para aquisição de material escolar para cada aluno do 1.º ciclo ao ensino secundário, “no total de 78 750 euros”.
O município prevê ainda um investimento de 365 000 euros em circuitos especiais de transportes escolares “para cerca de 540 alunos”. “LUSA”