Diário do Alentejo

Cultura brasileira chega amanhã a Aljustrel

20 de setembro 2024 - 08:00
Artesanato, pintura, dança, cante e gastronomia são os destaques deste ano
Foto | CM AljustrelFoto | CM Aljustrel

Regressa amanhã, sábado, ao Parque da Vila de Aljustrel, mais uma edição de Festicante, uma iniciativa que pretende divulgar “a cultura, em particular o cante alentejano, mas também a gastronomia e as vivências de diferentes regiões e países”. Nesta sétima edição o país convidado é o Brasil.

 

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

O programa desde ano do Festicante, que ocupa neste fim de semana o Parque da Vila de Aljustrel, é apresentado ao “Diário do Alentejo” por Carlos Teles, presidente da câmara municipal local, como sendo “muito rico” e “muito animado”, trazendo até ao concelho baixo-alentejano a cultura brasileira.

Durante o dia de amanhã, sábado, o certame contará com a abertura do Mercado de Artesanato, Antiguidades e Produtos Locais, no jardim 25 de Abril, às 14:00 horas, seguindo-se um workshop de capoeira dinamizado pela Associação Cultural Senzala (15:00 horas), a oficina de degustação “A minha caipirinha”, da responsabilidade de Télio Ribeiro (15:30 horas), a atividade “Roda aberta de jongo e maculele” (16:30 horas), a oficina “Sabores do Brasil” (18:30 horas) e o desfile de Escola de Samba (19:30 horas). Paralelamente, serão inauguradas as exposições de pintura de Maramgoní e NAVA/Maragoní, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural e no Centro d’Artes, respetivamente.

Às 17:00 horas dar-se-á início à música com Jorge Belchior e com os grupos corais Flores da Primavera (Ervidel), Margens do Roxo (Ervidel), Os Cigarras (Aljustrel), Femininos de Aljustrel e Sindicato Mineiro de Aljustrel. Mais tarde sobe a palco Martim Helena (21:00 horas), Brasil Tropical Banda (23:00 horas) e DJ Las (01:00 horas).

Para domingo, dia 22, estão agendados workshops de capoeira e de samba (14:30 e 15:30 horas), a oficina “Brigadeirinho”, dinamizada por Luana Morais (15:00 horas), a atividade “Roda aberta de jongo e maculele” (16:30 horas) e a iniciativa “Sabores do Brasil” (18:30 horas).

A nível musical será apresentado o espetáculo juvenil “Vozes da nossa terra”, com a participação de jovens locais e dos grupos Fora de Tempo e Moços da Talha (17:00 horas), e as atuações de Bandidos do Cante (20:00 horas) e Banda Moleques do Samba (22:00 horas).

Sem destacar um momento em específico, uma vez que o importante é “a festa como um todo”, o edil espera que “as pessoas venham, participem, divirtam-se, dancem, comam e cantem”, aproveitando o que de melhor a vila proporciona durante os próximos dias.

“O Festicante é mais um evento que traz muita gente a Aljustrel e que já se afirmou no panorama regional, mexendo com a economia local e promovendo o que é a nossa cultura, o que somos aqui no Alentejo, mas também do mundo”, assegura.

Comentários