Diário do Alentejo

Odemira celebra centenário da viagem aérea Portugal-Macau

20 de setembro 2024 - 08:00
Comemorações tiveram início em abril no Museu do Ar, em Sintra
Foto cedida pela CM BejaFoto cedida pela CM Beja

O encerramento das comemorações do centenário da primeira viagem aérea entre Portugal e Macau acontece amanhã, sábado, em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, com um “programa dedicado à história e à homenagem deste feito pioneiro da aviação portuguesa”.

 

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

A primeira viagem aérea entre Portugal e Macau, levada a cabo por Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, ocorreu em 1924, ficando categorizada como “um feito pioneiro e emblemático na aviação internacional”. Cem anos volvidos, a Força Aérea Portuguesa (FAP), a Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Odemira “associaram-se para assinalar a efeméride” com um “programa dedicado à história e à homenagem deste feito pioneiro da aviação portuguesa” que, após ter sido iniciado em abril, termina agora “no território de origem do comandante Britos Paes [e] onde foi iniciada a viagem aérea”.

Amanhã, sábado, às 11:00 horas, dar-se-á início às últimas comemorações com a visita ao local de descolagem, no campo dos Coitos, em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, acompanhada por uma explicação do historiador António Quaresma e a passagem de aviões da FAP.

Ao longo do dia está ainda agendado o descerramento da placa comemorativa, uma mesa de conferências, a apresentação do livro De Portugal a Macau – A Viagem do Pátria de Sarmento de Beires, da autoria de Isabel Morujão e Rita Pina Brito, a oferta do postal inteiro de correios alusiva à comemoração, uma apresentação de vinhos e a exibição do documentário “Portugal-Macau 1924-2024”, de Diogo Vilhena. O programa encerrará com a atuação da Banda de Música da Força Aérea e da fadista Joana Luz.

 

Comentários