O distrito de Beja destaca-se como sendo o segundo com maior área ardida entre 1 de janeiro e 31 de julho deste ano (697 hectares), a seguir a Viana do Castelo (712 hectares), segundo o 3.º Relatório Provisório de Incêndios Rurais, divulgado recentemente pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). De acordo com os dados, esses 697 hectares de área ardida no distrito correspondem a 103 incêndios rurais, sendo que a maior parte da área é agrícola (293 hectares).
O relatório provisório dá conta, ainda, que, dos 20 maiores incêndios rurais registados nesse período, três tiveram lugar no distrito de Beja, nomeadamente, em Messejana, Aljustrel, com 167 hectares de área ardida (16 de junho), em Serpa, na freguesia de Salvador, com 124 hectares (18 de julho), e em São Marcos da Ataboeira, Castro Verde, com 115 hectares (12 de junho).
Ainda de acordo com os dados do ICNF, na listagem dos 20 concelhos com maior extensão de área ardida entre 1 de janeiro e 31 de julho deste ano constam Aljustrel, com quatro incêndios rurais, (169 hectares), Serpa, com 13 incêndios (139 hectares), Castro Verde, com 10 incêndios (82 hectares) e Odemira, com 10 incêndios (76 hectares).