Diário do Alentejo

Obras da variante à vila de Aljustrel arrancam em agosto

14 de julho 2024 - 08:00
Investimento de cerca de 12,5 milhões de euros permitirá desviar tráfego de veículos pesados
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

A Câmara Municipal de Aljustrel anunciou que a empreitada da variante da sede de concelho vai ter início no próximo mês de agosto. Com a sua construção, no valor de 12,5 milhões de euros, o objetivo é que os veículos pesados deixem de atravessar a vila de Aljustrel.

 

Texto Nélia Pedrosa

 

As obras da variante rodoviária à vila de Aljustrel deverão ter início no próximo mês de agosto, prevendo-se a sua conclusão até dezembro de 2025. O ato de consignação foi assinado na segunda-feira, dia 8, em Almada, entre a Infraestruturas de Portugal e a empresa Tecnovia.

A construção da variante é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um investimento de cerca de 12,5 milhões de euros, e ligará a Estrada Regional 261 à Estrada Nacional 2, passando pela Estrada Nacional 383, com uma extensão total de aproximadamente 4,4 quilómetros, esclarece a Câmara Municipal de Aijustrel.

O presidente da autarquia, que marcou presença no ato de consignação, sublinha, em declarações ao “Diário do Alentejo”, que esta é uma obra “bastante importante” para Al-justrel e que “era ansiada há décadas”.

De acordo com Carlos Teles, a variante rodoviária à “Vila Mineira” vai “revolver os constrangimentos diários” resultantes de “centenas e centenas” de veículos pesados “que passam na artéria principal”. “Esta obra vai contribuir para que os camiões sejam desviados de dentro de Aljustrel – muitos deles até transportam matérias perigosas. Portanto, vamos retirar esse movimento, o que nos vai permitir qualificar o eixo principal dessa via, dessa zona central de Aljustrel, devolvendo-a aos peões”, adianta o autarca, reforçando que a obra contribuirá, assim, “para dar mais segurança às pessoas”, reduzindo o risco de acidentes.

Comentários