Diário do Alentejo

Instituto Politécnico de Beja alvo de fraude informática

06 de julho 2024 - 08:00
Burla informática de “mais de 50 mil euros”
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) foi vítima, no final do ano passado, de uma burla informática que lhe custou “mais de 50 mil euros”.

Em causa, segundo noticiado pelo jornal “Público”, está um email recebido “a solicitar que o pagamento de duas faturas relativas aos serviços de limpeza fosse feito para uma conta bancária diferente do habitual”, o que conduziu a instituição a efetuar o envio de 50 421,49 euros “para o IBAN indicado nessas mensagens”.

Maria de Fátima Carvalho, presidente do IPBeja, em comunicado enviado ao “Diário do Alentejo”, adianta que “a alegada fraude informática está a ser investigada pelas entidades competentes” e que “as diligências desenvolvidas internamente, e de forma imediata ao conhecimento da alegada fraude, indiciam que o acesso aos dados não foi obtido através do sistema de informação do IPBeja”.

De salientar que a instituição de ensino já procedeu ao pagamento da quantia devida à empresa de limpeza Futurévora, com um acréscimo de “três mil euros relativos a juros”, após esta ter entrado com um processo de injunção junto do Ministério Público.

 

“DA”

Comentários