Diário do Alentejo

Facal regressa hoje a “casa”

05 de julho 2024 - 08:00
Certame contou com um “acréscimo de 70 por cento” nas inscrições de participação para esta ediçãoFoto | D.R.

Até ao próximo domingo, dia 7, o Complexo Multiusos do Campo das Eiras será palco da 27.ª edição da Feira de Artes e Culturas de Almodôvar (Facal). O destaque deste ano, além do “cartaz de luxo [e] transversal a diversos gostos e gerações”, está na inauguração do novo espaço que recebe, pela primeira vez, após a sua requalificação, o certame.

 

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

A 27.ª edição da Feira de Artes e Culturas de Almodôvar (Facal) regressa hoje, e ao fim de dois anos, a “casa”, ou seja, ao Complexo Multiusos das Eiras para voltar a ser “o ponto de encontro de amigos, conhecidos e de pessoas que não se veem durante o ano e que agendam as suas férias exatamente para poderem estar presentes”.

Neste ano, segundo Ana Carmo, vice-presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, o momento alto do certame é apontado para a própria inauguração do “espaço requalificado”, que marca, também, o regressar do evento “à casa” que o acolheu “cerca de 24 anos”.

“Destaco um espaço renovado com condições muito diferentes daquilo que era a Facal de outrora. Relembro que nos dois últimos anos albergámos as edições da Facal na zona comercial de Almodôvar, pelas ruas, e, portanto, este ano é o regresso à casa, [a] uma casa que está requalificada, que tem condições diferentes e que nos fazem acreditar em expectativas muito altas relativamente àquilo que é a participação de público no geral, conjuntamente com aquilo que é o cartaz”, revela.

O interesse da comunidade e visitantes para esta edição, adianta Ana Carmo, fez-se notar logo em maio, quando o município abriu o prazo de inscrições para os espaços expositivos do evento, que contaram com “um incremento de 70 por cento relativamente ao ano anterior”. “Infelizmente, neste ano, não conseguimos corresponder àquilo que foram todas as inscrições que recebemos, no entanto, contamos com cerca de 100 expositores, além da tenda da restauração e bares espalhados pelo recinto”, confirma.

No panorama musical, que apresenta “um cartaz de luxo [e] transversal a diversos gostos e gerações”, hoje, dia 5, sobem a palco Quim Barreiros, Santa Maria e o DJ Kura, seguindo-se no sábado, dia 6, D.A.M.A, Raya, Insert Coin e o DJ Rena. À semelhança do que tem acontecido em outras edições, a “tradição é trazer fado no fecho da Facal” e, por isso, Carminho apresentar-se-á no domingo, dia 7, para encerrar o certame.

“E temos, como é hábito, todos os nossos locais, grupos corais, grupos de ginástica, associações locais, nomeadamente, a Almovimento [e] a Universidade Sénior de Almodôvar, com o grupo do cavaquinho e a tuna, [e] outras animações de rua que estarão sempre em itinerância durante os três dias. Portanto, temos aqui toda uma panóplia que nos faz ter altas expectativas relativamente a anos anteriores”, afirma.

A Facal é de entrada livre.

Comentários