Diário do Alentejo

Festas de Castro arrancam hoje

28 de junho 2024 - 10:00
Diogo Piçarra, Delfins e Mateus Alcântara são os cabeças de cartaz deste anoFoto | CM Castro Verde

Celebrar o feriado municipal, apoiar as associações e empresas locais e atrair um maior número de visitantes ao concelho são os objetivos das Festas de Castro que começam hoje, sexta-feira, na vila. Com um cartaz musical que “abrange diversos públicos”, o evento espera ainda ser um ponto de “encontro e de convívio” entre a comunidade residente e aqueles que, por estes dias, regressam ao Campo Branco.

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

O largo da Feira, em Castro Verde, recebe entre hoje, sexta-feira, e domingo, mais uma edição das “festas de comemoração do feriado municipal”, das “festas por excelência de encontro e de convívio entre os castrenses” e “do início de verão”. A iniciativa, segundo David Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, assume-se ainda como “um momento importante” para celebrar “a comunhão em conjunto com as coletividades, empresas e empresários locais”.

“A partir do envolvimento daquilo que é a dinamização das tasquinhas, dos bares com associações, coletividades e os empresários locais, [as Festas de Castro] são muito importantes, não só para mostrar a dinâmica de cada uma destas entidades e coletividades, mas também para angariar fundos para a sua atividade anual. Depois, é, de facto, um momento em que as pessoas regressam a Castro Verde para se encontrarem com a família e celebrarem este feriado municipal”, realça ao “Diário do Alentejo” (“DA”).

E é precisamente no dia 29, amanhã, sábado, no jardim do Padrão, que terão lugar as comemorações do feriado municipal. O programa inicia-se às 11:30 horas com a cerimónia de entrega das medalhas de mérito aos trabalhadores do município “que cumpriram, em 2024, um total de 15, 25 e 35 anos ao serviço da autarquia”, seguindo-se uma atuação musical dos alunos da secção de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Posteriormente, às 12:00 horas, será inaugurada “uma peça de arte evocativa” em homenagem a João José Alves da Costa, promovida pela câmara municipal e pela União de Freguesias de Castro Verde e Casével, “como reconhecimento pela sua importante e inestimável contribuição para a investigação da história de Castro Verde e dos campos de Ourique”.

No plano musical, David Marques aponta os espetáculos de Diogo Piçarra (hoje, às 22:30 horas) e de Delfins (sábado, às 22:30 horas) pelo facto de “ser a primeira vez que atuam” na sede de concelho e pela diversidade de público que abrangerão. “Mas destacamos também os momentos após os concertos com DJ que animam o espaço entrando pela madrugada e a programação do palco Arraial, [ou seja] uma programação popular e que acreditamos que será mais um momento de encontro dos castrenses e também de acolher todos os que nos visitam”, refere.

Assim, subirão a palco também no dia de hoje, 28, Manel João (às 21:30 horas) e o DJ Christian F (às 01:30 horas). Amanhã, sábado, será a vez de Ricardo Madeira (21:30 horas) e do DJ Sunlize (às 01:30 horas) e, no domingo, dia 30, das marchas populares de São Marcos da Ataboeira, do Futebol Clube Castrense e da Associação Almovimento (às 19:00 horas), de Nélson Santos (às 20:00 horas) e de Matheus Alcântara (às 21:30 horas).

Ao “DA”, o também vereador com o pelouro da Cultura e do Desporto garantiu que as expectativas para o fim de semana são “as melhores”, uma vez que “a programação foi pensada e realizada no sentido de estimular uma maior participação da comunidade” e “atrair ainda mais visitantes a Castro Verde nestes dias” para “celebrar connosco esta ocasião”.

“Acreditamos que temos uma aposta forte em termos de cartaz musical e que este é também um momento importante para as associações e coletividades apresentarem o seu trabalho e mobilizarem os seus sócios e voluntários. Esta é uma festa que é de todos e para todos”, afirma.

Comentários