Para além do Partido Socialista, da Coligação Democrática Unitária (PCP e PEV) e da Aliança Democrática (PSD, CDS-PP e PPM), o “Diário do Alentejo” quis saber quais as ideias e propostas dos restantes 11 partidos (PCTP/MRPP e Ergue-te não responderam às questões) que compõem as candidaturas às eleições Legislativas de 10 março pelo círculo eleitoral de Beja para a região.
António Arantes – Alternativa Democrática Nacional
79 anos. Reformado. Natural do Barreiro. Residente em Alhos Vedros, Moita
Quais são as três grandes prioridades do seu partido para o distrito de Beja?
Investir na modernização e expansão da rede ferroviária em Beja, incluindo a melhoria da infraestrutura existente, a construção de novas linhas ou a reintegração de linhas ferroviárias desativadas, para melhorar a conetividade da região. Conclusão de uma autoestrada bem localizada e eficiente para impulsionar o desenvolvimento económico da região. Apoiar a agricultura, pecuária e outras atividades rurais, bem como promover o turismo rural para impulsionar a economia das áreas mais remotas do distrito.
O distrito tem vindo a perder eleitores, elege apenas três deputados e a abstenção continua acima dos 40 por cento. Como é que se poderá “dar peso” à região junto dos poderes de decisão?
Temos de motivar uma maior participação cívica e política entre os residentes do distrito de Beja para ajudar a aumentar a sua representatividade. A união e cooperação entre os municípios do distrito de Beja podem fortalecer a sua posição política coletiva. Trabalhando em conjunto, os líderes locais podem fazer ouvir as suas vozes de forma mais eficaz em questões que afetam a região, seja através de iniciativas conjuntas, propostas legislativas ou protestos junto das autoridades competentes. É preciso criar condições para que os jovens optem por continuar a residir no distrito de Beja.
O que será um bom resultado, no círculo de Beja, para o seu partido, nas Legislativas de 10 de março?
Eleger seria um excelente resultado. Um bom resultado será conseguir passar a mensagem do ADN para que as mentalidades comecem a mudar.