Em entrevista à “Rádio Pax”, o deputado João Dias, cabeça de lista da CDU às Legislativas de 10 de março, mostrou-se crítico face à inação do Governo em relação ao distrito de Beja.
Texto | MMC
João Dias, na entrevista que concedeu à “Rádio Pax” na passada terça-feira, afirmou que as “mais de 31 propostas” apresentadas por si para o distrito de Beja, na última legislatura, não foram concretizadas porque o PS “não o quis fazer”, apesar de “ter condições políticas e económicas para o ter feito”. E deu como exemplo a instalação do equipamento de ressonância magnética no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja. “Em 2021 vimos aprovado, no Orçamento do Estado, um investimento em equipamentos pesados, onde estava a ressonância magnética para o hospital de Beja. Sempre disse que havia condições para, em 2021, se concretizar. O Governo, preferindo fazer contas certas e ter excedentes, deixou a população ainda carenciada. Finalmente, por aquilo que foi a intervenção do PCP, (…) podemos dizer que, finalmente, a ressonância magnética vai estar [instalada]”. E acrescentou: “Se hoje se fala na segunda fase da construção do hospital foi porque eu, em 2018, o coloquei na agenda do dia da Assembleia da República. Quando as pessoas olham para aquilo que foi o investimento público feito no distrito de Beja, nestes últimos oito anos, ele é praticamente nulo”.
Na passada segunda-feira, a Direção Regional do Alentejo do PCP divulgou o seu manifesto eleitoral, intitulado “O Alentejo tem futuro – Mais CDU, vida melhor”, documento que já havia sido apresentado a 14 de fevereiro em Beja, mas também em Évora, Portalegre e Vila Nova de Santo André, e que o “Diário do Alentejo” analisou na última edição. Recorde-se que o manifesto aborda “12 áreas estratégicas de desenvolvimento da região Alentejo”, de forma a “contribuir para uma verdadeira reflexão sobre os projetos e medidas necessárias ao desenvolvimento” da mesma.
Em termos de agenda, a CDU esteve presente, na passada quarta-feira, no concelho de Serpa, em contactos com as populações de Vila Nova de São Bento e Pias, prevendo-se, amanhã, último dia da pré-campanha eleitoral para as eleições Legislativas de 10 de março, a realização de um jantar em Aljustrel, com João Dias, para militantes e apoiantes.
Para o próximo dia 2 de março está igualmente prevista a realização de um comício no “Jardim do Bacalhau”, em Beja, onde estará presente o secretário-geral do Partido Comunista Português, Paulo Raimundo, mas também os candidatos pelo círculo eleitoral de Beja.