Diário do Alentejo

Municípios apoiam Centro de Alojamento de Emergência Social da Cáritas de Beja

11 de junho 2023 - 11:00
Verba de 60 mil euros para apoio à contrapartida nacional
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

Na reunião ordinária do concelho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal), que decorreu na passada segunda-feira, dia 12, os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura e Ourique aprovaram a comparticipação conjunta de 60 mil euros, no âmbito da Cimbal, para “apoio à contrapartida nacional do projeto, aprovado no PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], de constituição do Centro de Alojamento de Emergência Social (CAES), por parte da Cáritas Diocesana de Beja”, segundo comunicado divulgado.

 

A verba atribuída pelas nove autarquias socialistas corresponde a cerca de 43 por cento do total da comparticipação nacional (138 467 euros), com a Câmara de Beja a assegurar, por si, 35 mil euros desse valor.

 

O equipamento de acolhimento de curta duração para pessoas em situação de emergência social irá funcionar no edifício da Casa do Estudante da Cáritas, em Beja, resultando de uma parceria entre a instituição e a Segurança Social.

 

No início do ano, o presidente da Cáritas, Isaurindo Oliveira, sublinhava a importância da infraestrutura para pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo, com Beja “a ser o único distrito do País que não tem esta estrutura”.

 

O CAES terá capacidade para acolher 30 pessoas, representando um investimento total de 923 119 euros, comparticipado a 85 por cento pelo PRR, prevendo-se que entre em funcionamento em meados do próximo ano.

Comentários