Diário do Alentejo

Ferrovia: Galamba responde a PCP

11 de junho 2023 - 10:00
Ligação Casa Branca/Beja com estudos concluídos no final de 2024
Foto | DRFoto | DR

No final de fevereiro, o grupo parlamentar do PCP requereu ao ministro das Infraestruturas a disponibilização do “Estudo de viabilidade técnica e ambiental da ligação da linha do Alentejo ao aeroporto de Beja”; e informação sobre a calendarização dos estudos e projetos para o troço entre Beja e Ourique. O gabinete de João Galamba respondeu garantindo que os “estudos e projectos [da primeira questão] têm conclusão prevista para o fim de 2024”.

 

Texto  Aníbal Fernandes

 

O requerimento apresentado pelos deputados do PCP João Dias e Bruno Dias, no último dia de fevereiro deste ano, pretendia aceder ao “Estudo de viabilidade técnica e ambiental da ligação da linha do Alentejo ao aeroporto de Beja”; e à “calendarização para a execução dos estudos prévios, projetos de execução da modernização e eletrificação entre Beja e Ourique e da ligação da linha do Alentejo ao aeroporto de Beja, bem como para a execução das respetivas obras”.

 

Na resposta, o gabinete de João Galamba diz que, “no âmbito do Plano Nacional de investimentos (PNI 2030), está em curso a realização do estudo prévio, estudo de impacte ambiental e projeto de execução para a modernização do troço Casa Branca-Beja, da linha do Alentejo, e o estudo de viabilidade de ligação do aeroporto de Beja”. 

 

Informa ainda que “a modernização deste troço da linha do Alentejo inclui a eletrificação e instalação de sistemas de sinalização e telecomunicações, assim como a supressão de todas as passagens de nível”, e deverão estar concluídos “para o fim de 2024”. 

 

Recorde-se que a obra do troço Casa Branca/Beja consta do PNI 2030, com execução prevista para 2025. No entanto, em junho de 2021, a Infraestruturas de Portugal (IP) reconheceu que as obras só deveriam ficar concluídas em 2027.

 

Conforme explicou na Assembleia da República o presidente da IP, António Laranjo, “o lançamento da empreitada será em 2024 e a obra decorrerá em 2025, 2026 e, porventura, ainda no início de 2027”. 

 

O orçamento previsto é de mais de 100 milhões de euros, com comparticipação, em 85 por cento, do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder), referiu o mesmo responsável.

Comentários