Diário do Alentejo

Festival Islâmico de Mértola com selos e carimbo

15 de maio 2023 - 13:30
Foto | DRFoto | DR

Texto Geada de Sousa

 

Os CTT assinalaram com um carimbo comemorativo (CC) e uma caderneta de selos personalizados o 12.º Festival Islâmico Mértola, que irá decorrer de dia 18 até dia 21, quinta a domingo da próxima semana.

 

Por razões que desconhecemos, tanto os selos como o carimbo foram disponibilizados ao público interessado uma semana antes do evento que assinalam, pois estão disponíveis desde dia 11.

 

Como é habitual neste tipo de produto filatélico, os selos são disponibilizados numa caderneta cuja face da capa também reproduzimos. Encimando a parte da caderneta que apresenta os selos no seu interior pode ler-se a seguinte apresentação: “De génese cultural e patrimonial o Festival Islâmico de Mértola tem a sua base no trabalho arqueológico realizado ao longo de 50 anos sobre o património de Mértola em particular o referente ao período islâmico. Realizado pela primeira vez em 2001 o festival afirma-se como um evento que celebra a matriz cultural do território marcadamente influenciado por 500 anos de presença islâmica. A Mértola que aqui se evoca é uma Mértola cosmopolita que valoriza a sua história identidade e património promovendo relações de diálogo e interação com outras culturas e com as artes na sua contemporaneidade afirmando também com este evento os seus compromissos com os valores de paz de tolerância do humanismo e da cidadania para todos”.

 

Os selos têm a franquia de N20g, a usada no 1.º escalão da correspondência interna (até 20 g).

 

O CC esteve disponível num posto de correio que funcionou no dia 11 das 17:00 às 18:00 horas no salão nobre dos paços do concelho. Tal como todos os produtos filatélicos, estes selos também podem ser adquiridos ou encomendados em qualquer loja dos CTT.

 

Multimédia0

 

EXPOSIÇÃO 100 ANOS TRAVESSIA DO ATLÂNTICO

Na Sociedade de Geografia de Lisboa (rua das Portas de Santo Antão) é inaugurada na próxima terça-feira uma exposição de filatelia que evoca – o que à época, 1922, foi uma grande aventura – a travessia aérea do Atlântico Sul que ligou Portugal ao Brasil.

 

Do programa consta uma conferência a proferir por Francisco Pimentel, intitulada os “100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul por Gago Coutinho e Sacadura Cabral”, seguindo-se a abertura do posto de correio que funcionará nesse local (sala do convívio) e uma visita guiada à exposição filatélica e documental do evento celebrado.

 

Tendo em vista a preparação de uma coleção filatélica de “classe aberta” sobre esta aventura aérea, veja-se o interessante exemplar de papel-moeda municipal que apresentamos. Faz parte de uma rara série de cédulas (1, 2, 3, 4, 5 e 10 centavos) emitida pela Câmara Municipal de Sines em vocação do acontecimento.

Multimédia1

Comentários