Diário do Alentejo

Ministros visitaram aeroporto de Beja “às escondidas”

31 de março 2023 - 12:30
Autarcas de Beja e Cuba desagradados com situação
Foto | DRFoto | DR

Os ministros das Infraestruturas e da Coesão Territorial estiveram no distrito de Beja numa “visita de trabalho”, mas, aparentemente, não quiseram que se soubesse. Ana Abrunhosa visitou, há uma semana, a exploração agropecuária Monte do Pasto, em Faro do Alentejo, concelho de Cuba, almoçou na estalagem de Alvito e, à tarde, deslocou-se ao aeroporto de Beja, onde teve a companhia de João Galamba.

 

A imprensa só soube da presença dos governantes no Baixo Alentejo devido à publicação no Facebook de mensagens do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e dos promotores do evento.

 

Texto Aníbal Fernandes

 

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, acompanhada da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e do embaixador da China, Zhao Bentang, visitaram na passada sexta-feira o Monte do Pasto, em Faro do Alentejo, Cuba.

 

A visita foi divulgada no Facebook pelos promotores da visita e proprietários da exploração agro-pecuária CESL Asia – Investiment & Services e teve como objetivo o “desenvolvimento da plataforma Macau-Portugal, potenciar a cooperação comercial entre Portugal e as economias asiáticas e o fortalecimento de relações económicas que contribuam para o desenvolvimento das regiões e das comunidades”, lê-se na nota publicada nas redes sociais.

 

Seguiu-se um almoço na pousada de Alvito que contou com a presença do presidente da câmara alvitense, José Efigénio, do secretário-geral da Câmara de Comércio Portugal-China, Bernardo Mendia, e do presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva.

 

À tarde, a comitiva dirigiu-se ao aeroporto de Beja, onde se juntaram ao ministro das Infraestruturas, João Galamba, e ao presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, Thierry Ligonnière.

 

Contactado pelo “Diário do Alentejo”, no sentido de saber qual o contexto e o objetivo desta visita, o gabinete do ministro das infraestruturas limitou-se a esclarecer que se “tratou de uma visita de trabalho”.

 

Já António Ceia da Silva, em nota publicada no Facebook, adiantou que a visita ao aeroporto de Beja foi “muito importante” e que “pode proporcionar novas dinâmicas e oportunidades de desenvolvimento” para aquele equipamento.

 

AUTARCAS À MARGEM

João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba, disse ao nosso jornal que “foi convidado em cima da hora”, mas “declinou o convite”, mostrando-se incomodado por não ter sido informado “em devido tempo” da visita dos membros do Governo, como “manda e exige o protocolo”.

 

Também Paulo Arsénio, citado pela “Rádio Pax”, se manifestou “desagradado” por não ter sido convidado para a visita, uma vez que “situando-se esta infraestrutura no município de Beja, o presidente da câmara municipal poderia e deveria ter sido convidado, independentemente de poder ir ou não”.

 

Ainda segundo a mesma fonte, o autarca deu conta do seu incómodo à ministra da Coesão Territorial, que explicou não ter sido o Governo a gerir o protocolo, mas sim a empresa Monte do Pasto.

 

O “Diário do Alentejo” tentou, por várias vezes chegar à fala com o presidente da CCDR Alentejo, mas até à hora de fecho da edição tal não foi possível.

Comentários