Diário do Alentejo

"Estimular as crianças para descobrirem, explorarem, aprenderem e experimentarem gera desenvolvimento"

24 de março 2023 - 15:00
Foto | DRFoto | DR

Três Perguntas a Marisa Saturnino, vereadora da Câmara Municipal de Beja

 

Texto José Serrano

 

 

A Câmara Municipal de Beja anunciou recentemente o lançamento do Projeto Cultivar – Sustentabilidade Global. Como nos apresenta esta iniciativa?

Esta iniciativa integra ações dos projetos “Beja Educa + Sucesso Escolar” e “Beja Sustentabilidade Global”, que têm como principal objetivo promover práticas de conservação dos recursos naturais através da educação ambiental. Trata-se de um projeto comunitário, que vai funcionar, sobretudo, com as escolas e instituições locais, como laboratório para pequenos agricultores, incentivando o contacto e a relação das crianças com a natureza, numa lógica de melhor conhecer para preservar. O projeto será implementado na antiga estufa do Jardim Público de Beja, que o município recuperou recentemente para o efeito [o espaço abriu ao público na passada terça-feira, dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore].

 

Como classifica a importância de os mais jovens adquirirem um crescente hábito de práticas sustentáveis, amigas do ambiente?

Estimular as crianças para descobrirem, explorarem, aprenderem e experimentarem gera desenvolvimento. Combinar momentos em que se ensina o tipo de plantas, como se cultivam e reproduzem, colocando os mais novos em contacto com a terra, a água e a natureza de uma forma lúdico-pedagógica, proporcionando, simultaneamente, a consciencialização da importância de cuidar do planeta, é uma experiência enriquecedora que as crianças nunca esquecerão. São elas os adultos de amanhã que, obrigatoriamente, terão de enfrentar, mais afincadamente, desafios como as alterações climáticas, a gestão do uso eficiente da água, a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, que, não sendo novos, são uma preocupação mundial. Por isso, considero que preparar as crianças para se tornarem agentes de mudança é uma missão de todos nós, no seio familiar, na escola e na sociedade civil, pelo que só as conseguiremos empoderar criando recursos e oportunidades para lhes mostrar como as suas ações, fundamentais para promover mudanças individuais e coletivas, podem fazer a diferença. Este projeto, que permitirá, também, ensinar como se pode ter uma mini-horta em casa, constituir-se-á, ainda, como um incentivo para uma alimentação mais saudável através do conhecimento dos alimentos, da sua origem e da preparação de novas receitas. Acredito que estas ações podem ser verdadeiramente transformadoras e que poderão contribuir para a construção de uma sociedade mais equilibrada e ambientalmente mais consciente.

 

Considera que as boas práticas de conservação de recursos naturais têm estado maioritariamente presentes na agricultura praticada no território ou é necessária uma maior consciencialização ambiental?

Não sendo uma especialista nessa matéria, penso que não me caberá avaliar essa questão, aprofundando essa temática. Contudo, concordo que é necessária uma maior consciencialização ambiental e é precisamente por esse motivo que desenvolvemos este projeto, com vista a trabalhar essa área, desde a educação de base, numa lógica de maior motivação para a ação.

Comentários