Diário do Alentejo

“TerraAlimenta” promove soberania alimentar do território

18 de março 2023 - 10:00
Iniciativa vai durar 18 meses e contará com “experiências-piloto” em Mértola e Ourique
Foto | DRFoto | DR

A Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste está a promover, no distrito de Beja, o “TerraAlimenta”, um projeto que visa a promoção de uma alimentação “sustentável, saudável e tendencialmente de base local” nas cantinas escolares e sociais da região. 

 

Segundo Marta Cortegano, coordenadora do mesmo, a iniciativa “tem a ideia de fazer a transição para um sistema alimentar territorializado, tentando contribuir ao máximo para a soberania alimentar da região com base numa alimentação saudável, sustentável e baseada na dieta mediterrânica”, para além de tentar ser “muito útil quer aos consumidores, quer aos produtores locais”.

 

O projeto “TerraAlimenta” vai ser promovido ao longo dos próximos 18 meses e “a ideia vai ser trabalhar em conjunto o território, fazendo capacitação, uma vez que já existem muitos exemplos de regiões que estão a fazer isto”, frisou. A coordenadora do projeto acrescentou que, para se conseguir “desenhar” este processo, será feito “um diagnóstico e um levantamento do que é a produção local” e também “do que são as compras em todas as cantinas, para se conseguir redesenhar o seu abastecimento”.

 

Em paralelo, e no âmbito do projeto, serão dinamizadas duas “experiências-piloto”, uma em Mértola e outra em Ourique, “para testar, numa escala mais pequena, o que pode funcionar bem ou não funcionar”.

 

Na opinião de Marta Cortegano, “apesar de o projeto ter na sua base mais a questão da alimentação sustentável”, pode igualmente representar “um benefício económico evidente”.

 

Com o “TerraAlimenta”, fica-se “a saber exatamente, no total de todas as cantinas, quanto é que se compra na região”, indicou, argumentando que “isso pode levar a que muitos outros pequenos agricultores que queiram participar neste processo da venda para as cantinas se possam organizar”.

 

Financiado através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, o “TerraAlimenta” é dinamizado pela Esdime em parceria com os restantes quatro grupos de ação local da região: Alentejo XXI, Terras Dentro, Rota do Guadiana e Terras do Baixo Guadiana.

 

A estas instituições juntam-se a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal), a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (Drapal) e as associações Terra Sintrópica e In Loco.

Comentários