Diário do Alentejo

Orçamento Participativo de Moura termina com “números recorde”

01 de janeiro 2023 - 09:00
Envolvidos 819 participantes, 13 propostas e 654 votantes
Foto | DRFoto | DR

Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura, vê “com grande satisfação” o crescimento que o Orçamento Participativo do município tem tido nos últimos dois anos.

 

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

Entre 1 e 23 de dezembro a Câmara Municipal de Moura colocou a votação os 10 projetos selecionados, de um leque de 13, para a 2.ª edição do Orçamento Participativo (OP) do município, tendo sido conhecidos, na semana passada, os três vencedores.

 

Nesta edição de 2022, com uma dotação total de 15 mil euros, os projetos “Carrinha para Deslocações a Jogos e Treinos”, do Grupo Desportivo Povoense, “Parque Geriátrico – Mundo Sénior”, do Centro Social de Amareleja, e “Cuidar de nós para cuidar de si”, dos Bombeiros Voluntários de Moura, foram os escolhidos para serem executados no próximo ano.

 

Álvaro Azedo, presidente da autarquia, ainda na fase de candidaturas, em setembro, referia ao “Diário do Alentejo” (“DA”) que este tinha como grande objetivo apostar numa comunidade interventiva que, em conjunto com o município, encontrasse um caminho de soluções para o bem comum.

 

Três meses volvidos, o autarca socialista mostra-se muito satisfeito pelo “número recorde de participantes” o que comprova que o programa está “firmemente sedimentado entre a comunidade do concelho de Moura” e revela que, face a este “sinal” de interesse, o valor destinado para os projetos será aumentado no próximo ano.

 

“Por um lado verificámos, [este ano], que existiram mais projetos apresentados ao OP e que temos cada vez mais pessoas/munícipes a participar e isto, obviamente, também nos responsabiliza bastante e transmite-nos um sinal muito forte, que nós vamos respeitar, que é aumentar a dotação financeiras para os projetos do OP e fortalecer este instrumento de participação cívica e da comunidade num programa que está comprovado”, assegura.

 

No total estiveram 10 propostas a votação, entre elas a “Aquisição de Material Desportivo para o ginásio dos utentes da APPACDM de Moura”,  da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Moura, “Voleibol em Movimento”, do Moura Volei Clube, e “AmarBicla”, do Agrupamento de Escolas de Amareleja”.

 

Vale recordar que a temática do OP deste ano era a área desportiva.

 

Comentários