Diário do Alentejo

Autarcas da CDU propõem fórum regional sobre acessibilidade

20 de novembro 2022 - 12:00
Presidentes de câmara querem juntar entidades em Beja e antecipar prazos de conclusão das obras
Foto | José Ferrolho/ArquivoFoto | José Ferrolho/Arquivo

Os autarcas eleitos pela CDU no Baixo Alentejo (Barrancos, Cuba, Serpa e Vidigueira) criticam calendário para a execução dos projetos que visam melhorar as acessibilidades na região e desafiam a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo a organizar um fórum em Beja, com a presença do Governo, para que daí resulte um “compromisso claro” para a conclusão das obras, “não para o futuro, mas para já”.

 

Texto Aníbal Fernandes

 

Os presidentes de câmara eleitos pela CDU que integram a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal) tornaram pública uma declaração em que propõe a organização em Beja de um debate com o Governo, alargado às administrações da Infraestruturas de Portugal (IP), Refer, CP e Vinci, bem como operadores de transporte aéreo e autarquias, que permita “antecipar os prazos previstos” para a conclusão dos projetos que permitirão melhores acessibilidades à região.

 

Esta posição vem no seguimento de uma reunião em Lisboa, há cerca de um mês, no Ministério das Infraestruturas e Habitação, entre a Cimbal e os responsáveis pela tutela e que a CDU, considerando que deveria ter tido lugar em Beja “com a presença de todo o Conselho Intermunicipal (CI)” e não apenas do presidente e vice-presidentes da Cimbal, diz ter resultado em “uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma”.

 

Recorde-se que em julho passado, os mesmos autarcas, no âmbito da Cimbal, tinham já proposto um “estudo independente sobre o aeroporto e a sua ligação com as questões gerais das acessibilidades”, no entanto, a maioria do Conselho Intermunicipal decidiu “que devia ser outro o caminho a seguir e decorreu um processo de reuniões com diversas entidades que culminou com a deslocação de representantes da Cimbal a uma reunião com o Ministro das Infraestruturas”, lê-se na declaração.

 

João Português disse ao “Diário do Alentejo” que os atrasos na conclusão das obras “vai ao arrepio do pretendido” por todos os municípios da região e lamenta o que considera “uma falta de envolvimento sério do CI nesta questão”, como se vê na nota da reunião do CI da Cimbal que “ignora” o tema. “Passam a bola de uns para os outros e assim não vamos lá”, queixa-se o presidente da Câmara Municipal de Cuba.

 

No entanto, a CDU considera que os autarcas “no essencial têm cumprido o seu papel na promoção da satisfação das populações, na realização de inúmeras obras em várias áreas, na dinamização da atividade cultural, na criação do ambiente favorável para a atração de investimento e criação de emprego”, ao contrário dos “sucessivos governos” que têm caracterizado a sua atuação pelo “abandono da região” e por não cumprimento das “promessas” de construção das infraestruturas que permitam “o desenvolvimento regional.

 

Em concreto, a declaração dos presidentes das câmaras de Barrancos, Cuba, Serpa e Vidigueira, protesta contra o recente calendário apresentado pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, considerando que, a cumprir-se, significa atirar “para as calendas gregas” as obras no IP8, a electrificação da linha ferroviária entre Casa Branca e Beja e a respetiva ligação ao aeroporto e ignorando a ligação ao Algarve.

 

Os autarcas criticam ainda o estado de conservação das restantes estradas do Baixo Alentejo e o facto de o Governo recusar assumir responsabilidades no desenvolvimento da plataforma aeroportuária alentejana.

 

CIMBAL HOMENAGEIA JOSÉ DA LUZ PEREIRA

O Conselho Intermunicipal (CI) da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal), que se reuniu no passado dia 14, aprovou por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento José Luz Pereira, fundador da Associação de Agricultores do Campo Branco, reconhecendo “o importante papel que teve na defesa da agricultura e do mundo rural”.

 

A nota à imprensa refere ainda a “aprovação da Estratégia Supramunicipal do Baixo Alentejo, elaborada pela SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação”, com a qual se pretende que a região “assuma a habitação e a qualificação do habitat como uma dimensão estratégica indispensável na resposta aos desafios de coesão social, atratividade e competitividade”. Foi ainda aprovado o pedido de adesão da Cimbal à adapt.local - Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, que tem como objetivo “dinamizar a adaptação local às alterações climáticas em Portugal”.

Comentários