Diário do Alentejo

Primeiro voo parabólico em Portugal parte hoje da Base Aérea de Beja

16 de setembro 2022 - 10:30
Trinta jovens de todo o País vão experimentar gravidade zero
Foto | DRFoto | DR

Os jovens selecionados vão experimentar, hoje, a sensação de gravidade zero num voo parabólico, o primeiro realizado em Portugal, a bordo de um avião com partida da Base Aérea de Beja, numa iniciativa da agência espacial portuguesa.

 

A iniciativa “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, que junta estudantes entre os 14 e os 18 anos que foram selecionados após provas eliminatórias, é promovida pela Portugal Space, que pretende incentivar os mais novos para a área do espaço, “assegurar o futuro do espaço a nível nacional”, segundo Hugo André Costa, membro da direção da agência espacial portuguesa.

 

O avião, com partida e regresso à Base Aérea n.º 11, da Força Aérea Portuguesa, é operado pela empresa francesa Novespace, subsidiária da agência espacial francesa (CNES).

 

O voo fretado pela Portugal Space, que será feito por um avião Airbus A310, propriedade da Novespace, vai simular a ausência de gravidade que existe no espaço a partir de manobras de ascensão e queda-livre (parábolas) executadas pela aeronave que vão permitir aos passageiros flutuar no seu interior em ciclos de cerca de 20 a 25 segundos.

 

À iniciativa “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, dirigida a estudantes entre os 14 e os 18 anos de todo o país, concorreram 460 jovens, um número que “superou as expectativas”, de acordo com Hugo André Costa, que espera o dobro dos candidatos em 2023, ano em que será feito um novo voo parabólico.

Comentários