Diário do Alentejo

“Qualidade de Ouro” em 28 praias alentejanas para esta época balnear

03 de junho 2022 - 17:50
Das 440 praias que receberam a distinção, 28 pertencem ao Alentejo

A Associação Nacional de Conservação da Natureza – Quercus distinguiu 28 praias dos concelhos de Grândola, Mértola, Odemira, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Santiago do Cacém e Sines pela qualidade da água.

 

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

Na semana em que arranca a época balnear de 2022, a Associação Nacional de Conservação da Natureza – Quercus divulgou a lista de praias que este ano recebem o distintivo de “Qualidade de Ouro”, referente aos critérios estabelecidos para as propriedades da água. Das 440 praias, “o maior número de sempre”, no Alentejo foram galardoadas 21 praias costeiras, quatro praias fluviais e três praias de transição.

 

Esta premiação retrata o cumprimento de critérios de excelência da qualidade das águas das últimas quatro épocas balneares, de 2017 a 2020, e a obrigatoriedade de, no ano passado, não ter “ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia”.

 

Em relação à época anterior mantiveram-se as praias da Aberta Nova, Atlântica de Soltroia, Carvalhal, Comporta, Galé-Fontainhas, Melides, Pego, Troia-Bico das Lulas, Troia-Galé, Albufeira da Tapada-Grande, Almograve, Alteirinhos, Carvalhal (Odemira), Farol, Franquia, Furnas, Santa Clara, Costa de Santo André, Praia Grande de Porto Covo, Ilha do Pessegueiro, São Torpes e Vieirinha-Vale Figueiros. Este ano surgem dois novos concelhos, Mourão e Reguengos de Monsaraz, que não constavam na lista de 2021. Assim, juntam-se às anteriores as praias de Troia-Galé, Praia de Mourão, Fonte da Cortiça, Praia do Malhão, Morgavel e Praia Fluvial de Reguengo de Monsaraz.

 

“PRAIA ZERO POLUIÇÃO"

A Praia dos Alteirinhos, no concelho de Odemira, foi uma das 58 praias premiadas pela Associação Sistema Terreste Sustentável – ZERO, este ano, como “PRAIA ZERO POLUIÇÃO”. Esta foi a única do Alentejo a ser distinguida por, nas suas últimas três épocas balneares (2019, 2020 e 2021), ter tido uma classificação “excelente”, atribuída pela Agência Portuguesa do Ambiente, quanto a todas as análises realizadas aos “parâmetros microbiológicos”.

 

Comentários