Diário do Alentejo

"O IPBeja é um bom local para se estar e para estudar"

02 de junho 2022 - 10:00

Três perguntas a Nuno Loureiro, pró-presidente para a Investigação de Projetos do IPBeja

 

Texto José Serrano

 

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) foi distinguido com a certificação “Healthy Campus” atribuída pela Federação Internacional do Desporto Universitário. O que traduz esta distinção?

Esta distinção garante que o IPBeja possui um conjunto de valências que permite a implementação de um estilo de vida saudável dentro do campus, tendo em conta critérios em sete domínios: gestão de campus saudável; atividade física e desporto; serviços de alimentação; prevenção de doenças; saúde mental e social; comportamentos de risco e ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social. É uma análise externa e com uma métrica internacional que permite identificar as boas práticas, capazes de consolidar o campus da instituição com um ambiente favorável e estimulante, onde seja agradável viver e aprender.

 

Quais as ações e/ou valências que o IPBeja contempla para o incentivo de práticas de um estilo de vida saudável?

A presidência do IPBeja constitui-se como um grupo de trabalho, com um perfil académico e profissional relevante, com a missão de analisar os 100 indicadores apresentados pela entidade internacional que certifica as instituições de ensino superior. Assim, verificou-se o grau de cumprimento dos indicadores, foram propostas ou implementadas ações que facilitem uma melhor qualidade de vida na instituição. Estes indicadores estão integrados em sete domínios, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização da Nações Unidas, e que estão comprovados como relevantes para a qualidade de vida da comunidade académica.

 

Quais os efeitos que este reconhecimento de campus saudável poderá vir a proporcionar, à instituição?

Uma das principais atribuições da instituição é a criação de um ambiente educativo adequado ao desenvolvimento da sua missão. Assim, torna-se importante criar dinâmicas facilitadoras à adoção de um estilo de vida saudável, que contribuam para um contexto que seja agradável a toda a comunidade académica. O IPBeja, através da ação do seu competente corpo docente (68 por cento dos docentes do quadro possui o grau de doutor), que proporciona valiosas aprendizagens para o domínio de uma profissão, e do seu contexto e oportunidades extracurriculares, que facilitam a aprendizagem de outras competências, pode contribuir para a adoção de um estilo de vida saudável e para a criação de boas relações entre os vários agentes da comunidade académica. O IPBeja é um bom local para se estar e para estudar.  

Comentários