Diário do Alentejo

A Ovibeja está de regresso

22 de abril 2022 - 11:20
38ª edição em torno da temática “Como Alimentar o Planeta?”

A 38ª edição da Ovibeja, organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, já está em curso, decorrendo até à próxima segunda-feira, 25 de abril, no seu espaço de sempre: o Parque de Feiras e Exposições de Beja, Manuel de Castro e Brito. Após dois anos em que o evento não decorreu nos seus moldes tradicionais (a edição de 2021 foi completamente online), o certame deste ano é como que um regresso ao passado pré-pandemia, projetando, no entanto, as questões e desafios do futuro, com a participação de mais de mil expositores.

 

“Como Alimentar o Planeta?”. Este é o tema central da edição deste ano da Ovibeja, que pretende “colocar em diálogo e em discussão o que está em causa quando se fala de agricultura, agricultores, sustentabilidade, soberania alimentar, biodiversidade, Política Agrícola Comum, alterações climáticas, cultura urbana e cultura rural, informação e contrainformação”.

 

Com a abertura ao público a acontecer ontem, quinta-feira, a inauguração oficial teve lugar pelas 15:00, com a presença da ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, com a governante a encerrar o colóquio “O regadio no desafio da alimentação mundial”, promovido pela Fenareg – Federação Nacional de Regantes de Portugal. A presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicialmente prevista para a inauguração do evento foi, entretanto, adiada para o próximo domingo, dia 24, também pelas 15:00 horas, devido ao discurso do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Assembleia da República através de videoconferência. 

 

A  DISCUSSÃO EM TORNO DA ALIMENTAÇÃO 

Além dos expositores dos mais diversos setores de atividade, com grande destaque para os produtos agroalimentares, o evento inclui ainda concursos, exposições de gado, demonstrações equestres, comércio, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais. De grande destaque são ainda os vários colóquios sobre temas da atualidade, onde se inclui a temática principal da feira “Como Alimentar o Planeta?”, debatida pelos organizadores do evento e por diversas outras entidades que colocam também em cima da mesa esta reflexão.

 

“Os agricultores enquanto guardiões da ruralidade, a cultura de excelência e do conhecimento, a eficiência, a soberania alimentar são alguns dos pontos de partida para uma reflexão alargada sobre esta temática”, refere a ACOS em comunicado, a propósito da conferência organizada por si, “Como Alimentar o Planeta’”, que vai ter lugar amanhã, dia 23, pelas 10:30 horas, contando com as presenças da secretária adjunta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação, Maria Helena Semedo, do antigo vice-Primeiro-Ministro e ministro da Defesa, Paulo Portas, do antigo ministro da Agricultura, António Serrano, e do diretor do Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect, Pedro Fevereiro. A moderação estará a cargo do diretor do jornal “Público”, Manuel Carvalho.

 

Paralelamente, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (Cebal) também participa na 38ª edição da Ovibeja com diversas ações em torno do tema central. Hoje, sexta-feira, tem lugar, pelas 11:00 horas, o seminário “Aspetos nutricionais como forma de valorizar os produtos dos pequenos ruminantes do Alentejo”, abordando as tendências atuais do ponto de vista do consumo, a composição da gordura dos ruminantes produzidos na região do Alentejo, bem como as estratégias alimentares que promovem uma melhoria do valor nutricional da gordura destes animais. Durante a tarde, a partir das 14:30 horas, decorrerá o seminário dedicado para promover e divulgar o conhecimento científico e tecnológico em torno da valorização da flor do cardo aliada às necessidades do setor da produção de queijos (“A flor do cardo e a valorização do setor dos queijos”).

 

Durante os dias da Ovibjeja, o Cebal organiza, ainda, a Feira Gastronómica do Cardo, com conversas, sessões de showcooking e provas de queijos e produtos confecionados com a planta, no sentido de realçar outras potencialidades de valorização económica daquele recurso endógeno.

 

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E PROFISSÕES EM DESTAQUE

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal) está a promover, durante os dias da Ovibeja, no espaço Educação, no pavilhão central do certame, a Feira de Tecnologia e a Feira de Ciência do Baixo Alentejo, para além da Feira das Profissões. Tanto a feira da tecnologia, como a da ciência, englobadas no Projeto de Sucesso Educativo no Baixo Alentejo, permitirão aos mais novos participarem em diversos workshops e jogos educativos, tendo, sempre, como pano de fundo, a ciência associada a temas como a vida animal, a água e a ecologia, ou a realização de workshops de iniciação e construção de projetos com recurso a novas tecnologias.

 

No que diz respeito à Feira das Profissões, integrada, também, no Projeto de Sucesso Educativo no Baixo Alentejo, a programação tem em vista a sensibilização para as ofertas educativas nas escolas do distrito, com demonstrações práticas e workshops dos diversos cursos técnicos existentes nos estabelecimentos de ensino.

 

A CULTURA DO BAIXO ALENTEJO 

Como é tradição, a Cimbal tem o espaço dedicado aos municípios do Baixo Alentejo, onde a cultura do território é motivo de realce. Assim, amanhã, 23 de abril, o dia será dedicado à Raia e à Margem Esquerda do Guadiana, com a atuação de diversos grupos corais e etnográficos dos concelhos de Moura, Serpa, Barrancos e Ferreira do Alentejo. No domingo, será a vez do vinho estar em destaque, com o Dia do Baco, onde subirão a palco os grupos de Alvito, Beja e Vidigueira. No último dia do evento, segunda-feira, 25 de abril, será a Serra, a Planície e o Campo Branco a estarem em destaque, com grupos oriundos de Ourique, Beja, Vidigueira e Castro Verde.

 

CONCERTO PARA TODOS OS GOSTOS 

Banda de Música da Força Aérea, Blaya, Pedro Abrunhosa e Paula Fernandes ocupam as noites da Ovibeja

 

Quatro noites de concertos que se preveem muito animadas, com propostas diferenciadas e para todos os gostos. É o regresso das “Ovinoites” da Grande Feira do Sul.

 

Depois de dois anos sem se realizar, devido à pandemia, a Ovibeja regressa até 25 de Abril e, com ela, as Ovinoites, com muita animação e música, retomando o espírito interrompido há dois anos.

 

A primeira noite teve início com a Banda de Música da Força Aérea, pelas 21:30 horas, para, logo depois, pelas 23:00 horas, as tunas académicas terem subido a palco, nomeadamente, a Tuna Académica de Enfermagem de Beja (TAEB), a Tuna Universitária de Beja (TUB), a Tuna Académica da Universidade de Évora (TAUE) e a Tuna Académica da Universidade da Beira Interior (Desertuna). A noite termina com a atuação do Dj Christian F.

 

“Faz Gostoso” com Blaya

A noite de hoje, sexta-feira, 22 de abril, tem início com o concerto de Blaya, pelas 22:30 horas. Nascida em Fortaleza, no Brasil, em 1987, Karla Rodrigues (tratada por Blaya pelos familiares e amigos desde os 14 anos) vem para Portugal com dois meses, fruto da carreira de futebolista do pai, tendo vivido em Mora, Moura, Quarteira, Castro Verde e Ferreira do Alentejo, onde ainda residem os pais. Depois de se mudar para Sines, com 16 anos, Blaya parte para Lisboa aos 19. Membro integrante dos Buraka Som Sistema, Blaya lança-se numa carreira a solo, publicando o seu primeiro álbum em nome próprio em 2018, “Blaya con Dios”.

A trabalhar, atualmente, num novo álbum, Blaya traz a Beja alguns dos seus maiores sucessos, como “Faz Gostoso”, “Eu Avisei” ou “Me Domina”.

Multimédia0

 

Pedro Abrunhosa e “Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura”

“Espiritual” é o álbum que Pedro Abrunhosa apresenta já amanhã, na noite de sábado, no palco da Ovibeja. Pelas 22:30 horas, o cantor portuense sobe a palco para interpretar temas do seu mais recente álbum, mas também muitas das músicas de sua autoria que fazem parte do imaginário do cancioneiro português. Um dos mais recentes êxitos, e que fará parte do alinhamento do concerto na Ovibeja, “Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura”, é o primeiro single do próximo álbum de originais de Abrunhosa. Trata-se de um tema escrito, composto e gravado em dois dias, em solidariedade com o povo ucraniano, interpretado pela primeira vez no concerto “Uma Voz Pela Paz”, a favor das vítimas da guerra da Ucrânia. “Ao provocar dor e impotência, à barbárie devemos contrapor a Arte. Nunca no nosso tempo a ‘inutilidade’ desta se revelou tão útil. É através da Arte que expulsamos a dor que é, simultaneamente, individual e colectiva. […]”, revelou Pedro Abrunho aquando do lançamento do tema.

 

Multimédia1

Paula Fernandes e os sons do Brasil

A última “Ovinoite”, no dia 24, véspera de feriado, estará a cargo de Paula Fernandes, cantora brasileira. Tendo lançado o último álbum de originais em 2019, “Origens”, Paula Fernandes é uma referência musical no segmento sertanejo. Ao longo da sua carreira, com mais de 5,6 milhões de discos e dvds vendidos, a cantora nascida em Sete Lagos, em Minas Gerais, já fez parcerias com artistas internacionais como Plácido Domingo, Juanes, Alejandro Sanz, Taylor Swift, Shania Twain ou Michael Bolton.

 

Multimédia2

Comentários