Diário do Alentejo

"Cuidar do sono é cuidar de si e da sua saúde"

04 de abril 2022 - 16:30

Três perguntas a Vasco Nogueira, médico psiquiatra na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo

 

Texto José Serrano

 

Qual o principal objetivo do Dia Mundial do Sono, assinalado, a nível mundial, no passado dia 18 de março?

O Dia Mundial do Sono assinala-se, anualmente, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do sono, na saúde e na qualidade de vida. Para que se compreenda o impacte das perturbações do sono, recordo que cerca de 45 por cento da população mundial tem problemas a este nível, que devem ser abordados e resolvidos precocemente (25 por cento das crianças sente dificuldades – habitualmente, atraso da fase de sono e insónia). Os problemas do sono constituem, por isso, uma verdadeira epidemia a nível global, que aumenta o risco de outras doenças crónicas como a hipertensão arterial, a diabetes, a depressão e a diminuição da resposta imunitária do nosso organismo.

 

São as 24 horas de um dia insuficientes para que consigamos uma boa qualidade de sono ou a debilidade está na forma como priorizamos o nosso tempo, subvalorizando o sono?

A necessidade de horas de sono varia ao longo da vida e de indivíduo para indivíduo, não existindo um número definitivo para a quantidade necessária, capaz de garantir o repouso, a recuperação da memória, do sistema músculo esquelético ou da função cardíaca. Na idade adulta este intervalo varia entre sete a nove horas. Tão ou mais importante são a qualidade e a regularidade do horário de sono, pelo que a velha máxima – “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer” – se mantém completamente válida para os mais novos e deve ser adaptada para todas as faixas etárias. Atrevo-me a propor a seguinte atualização: “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz viver”, na medida em que dar prioridade ao sono é um caminho seguro para o bem-estar, para a prevenção de doenças, de acidentes de viação, de dificuldades académicas, para a promoção da saúde e para uma vivência melhor e mais satisfatória.

 

Quais os hábitos que devemos adquirir, para que possamos autopromover boas noites de sono?

Estes são alguns dos hábitos que contribuem para aumentar a qualidade do sono e para garantir que o dia seguinte começa com vigor e com uma sensação de descanso reparador: manter um horário regular para dormir e evitar sestas superiores a 45 minutos; promover um ambiente tranquilo e acolhedor no quarto, mantendo-o, durante a noite, livre de telemóveis, computadores ou televisão; fazer exercício físico regular (caminhada ou outro desporto), fora do período noturno; evitar o café, o chá preto e os refrigerantes, a partir da tarde; dar prioridade ao descanso e ao relaxamento, garantindo que o sono não é prejudicado pelo trabalho e por tarefas que possam ser realizadas durante o dia. Se estas medidas não forem suficientes, deve consultar o seu médico ou enfermeiro de família, que o poderão encaminhar para uma avaliação especializada. Cuidar do sono é cuidar de si e da sua saúde.

Comentários