Diário do Alentejo

Legislativas: Beja com 17 candidaturas às eleições

23 de dezembro 2021 - 14:15

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) revelou que serão 21 forças políticas que irão constar nos boletins de voto nas eleições legislativas de 30 de janeiro, entre as quais quatro coligações, sendo que o círculo por Beja contará com 17 candidaturas.

 

De acordo com o resultado dos sorteios para a ordem das candidaturas realizados na terça-feira (21/12) nos 22 círculos eleitorais, Lisboa é o círculo com mais candidatos no boletim de votos, 21 ao todo. Seguida pelo Porto, Setúbal e o circulo da Europa com 20 candidaturas, pelo circulo Fora da Europa com 19, por Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Leiria e Viseu com 18 e juntando-se a Beja com 17 candidatura os círculos de Faro e Portalegre. Por sua vez, nos círculos eleitorais de Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Madeira os eleitores poderão escolher entre 16 candidaturas, enquanto na Guarda e nos Açores a escolha é entre 15 forças políticas. O círculo eleitoral com menos candidatos é o de Bragança, com 14.

 

Além dos partidos que se apresentam sozinhos a eleições, há quatro coligações candidatas.

A CDU (que junta PCP e PEV) concorre a todos os círculos eleitorais, a coligação 'Madeira Primeiro' (PSD/CDS) apenas na Madeira, a Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) apenas nos Açores e a coligação denominada #ESTAMOSJUNTOS, de PPM e PURP.

Contudo, o Tribunal Constitucional rejeitou pela segunda vez a coligação entre o PPM e o PURP, que ficam, por isso, impedidos de concorrer às eleições legislativas.

O PURP apenas ia concorrer às eleições coligado com o PPM nos círculos eleitorais do continente, Europa e Fora da Europa. Já o PPM, além da coligação no círculo dos Açores, vai concorrer apenas pela Madeira, em candidatura autónoma.

 

Candidatam-se a todos os círculos eleitorais os partidos com representação parlamentar (PSD, PS, BE, CDS-PP, CDU – coligação que junta PCP e PEV -, PAN, Chega e Iniciativa Liberal), e também o Livre (que elegeu uma deputada há dois anos mas perdeu o assento no parlamento quando ela passou a não inscrita), o MPT, o RIR, o Ergue-te e o MAS.

O estreante Volt Portugal concorre a 19 círculos, o PTP a 16, o ADN a 13, o PCTP/MRPP e o Nós, Cidadãos! a nove, o Aliança a sete e o partido que concorre a menos círculos é o JPP, que vai constar em seis boletins de voto.

 

Recorde-se que nas eleições legislativas de 2019, também se apresentaram às urnas 21 forças políticas, um número recorde de partidos na altura. Em 2015, foram 16 as forças políticas a votos nas eleições legislativas, mas apenas 12 - dez partidos e duas coligações - concorreram aos 22 círculos eleitorais, enquanto em 2011 esse número tinha sido de 17 forças políticas, das quais dez em todos os círculos eleitorais.

Comentários