Diário do Alentejo

Litoral Alentejano: Governo quer uma "reconversão económica"

22 de dezembro 2021 - 17:00

As empresas do litoral alentejano poderão apresentar, a partir de hoje (22/12), projetos de investimento que promovam a reconversão da atividade económica no âmbito do Fundo para uma Transição Justa.

O Ministério da Coesão Territorial refere que as empresas dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira devem submeter online as suas propostas até ao dia 21 de janeiro 2022.

 

O Governo reconhece que a região do litoral alentejano e os seus trabalhadores “enfrentam novos desafios socioeconómicos decorrentes do encerramento da Central Termoelétrica a carvão de Sines”. Desafios esses que o gabinete de Ana Brunhosa tenta “minimizar” com o recurso a “novos investimentos que promovam a substituição/reconversão da atividade económica e fortaleçam uma dinâmica de inovação”.

 

Segundo o Ministério da Coesão Territorial, os investimentos produtivos a apoiar “deverão contribuir para a diversificação, modernização e reconversão da economia, expansão de novas indústrias e novos serviços para apoiar a transição climática e energética”. Bem como, a consideração dos investimentos que passem pela “implantação de tecnologias, sistemas e infraestruturas para energias limpas a preços acessíveis, incluindo tecnologias de armazenamento de energia, e a redução das emissões de gases com efeito de estufa”, assegura.

 

Os projetos, cujas propostas devem ser apresentadas através de formulário eletrónico no Balcão 2020, deverão ser geradores de emprego, “dando prioridade aos trabalhadores da região” do litoral alentejano. Assim como, visar "a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis”, nas áreas relacionadas com a transição climática e energética, revela.

 

Segundo a tutela, “as empresas podem, desde já, planear investimentos futuros”, estando previsto para breve a publicação de um aviso para a apresentação de candidaturas, com informação sobre a concessão dos apoios e respetivos montantes.

Comentários