Diário do Alentejo

Cimbal com orçamento de 9,5 milhões para 2022

11 de novembro 2021 - 17:00

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vai ter um orçamento de 9,5 milhões de euros para 2022, que inclui cerca de 20 projetos e a nova concessão do transporte público rodoviário da região.

 

Em comunicado, a CIMBAL refere que o orçamento foi aprovado por unanimidade na mais recente reunião do seu conselho intermunicipal, o órgão executivo, que é composto pelos presidentes das 13 câmaras municipais que integram a instituição.

 

Segundo a CIMBAL, o orçamento “espelha as opções” da instituição para 2022, “nomeadamente o exercício de autoridade de transportes, com a nova concessão do transporte público rodoviário de passageiros para o Baixo Alentejo”, que irá arrancar no início de 2022 e durar cinco anos.

 

O orçamento também reflete “os cerca de 20 projetos em que a CIMBAL está envolvida, com recurso a fundos comunitários e outras fontes de financiamento externo”, indica.

 

Em termos comparativos, o orçamento de 2017, quando arrancou o anterior mandato autárquico, “rondava os 5,2 milhões de euros”. O documento contempla ainda o conjunto de serviços que a CIMBAL presta, como o jornal Diário do Alentejo, o Centro Intermunicipal de Digitalização, o Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, a Gestão da Contratualização dos Fundos Comunitários e a Central de Compras Intermunicipal.

 

A CIMBAL adianta que o orçamento prevê ainda a possibilidade de assunção de competências a transferir da Administração Central, designadamente nas áreas de Educação, Justiça, Ação Social, Gestão de Fundos Europeus e Captação de Investimento, entre outras.

 

O orçamento será votado na próxima reunião da Assembleia Intermunicipal da CIMBAL, prevista para dezembro.

 

A CIMBAL, constituída a 01 de outubro de 2009, é composta por 13 dos 14 municípios do distrito de Beja, à exceção de Odemira, que integra a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral.

 

Na sequência das autárquicas de 26 de setembro, a CIMBAL é composta por nove municípios liderados pelo PS (Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura e Ourique) e quatro pela CDU (Barrancos, Cuba, Serpa e Vidigueira).

Comentários