Diário do Alentejo

Obra de 7,5 milhões para reabilitar ETA de Serpa

01 de outubro 2021 - 14:00

A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) consignou a empreitada de reabilitação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da albufeira do Enxoé, concelho alentejano de Serpa, num investimento de 7,5 milhões de euros.

 

Segundo a AgdA, a obra, que deverá durar um ano, vai permitir “reforçar a capacidade de tratamento em qualidade e quantidade do Sistema de Abastecimento de Água do Guadiana Sul”.

 

A obra, cofinanciada em 85% por fundos comunitários, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), marca “o início das importantes intervenções destinadas a melhorar o serviço prestado nos concelhos de Barrancos, Mértola, Moura e Serpa”, no distrito de Beja, frisa a empresa.

 

A ETA do Enxoé abastece os concelhos de Serpa, Moura e Barrancos e parte do concelho de Mértola.

 

Segundo a AgdA, entrou também em operação a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal, após um investimento de 1,9 milhões de euros.

 

Trata-se de uma “importante infraestrutura” que “vem garantir a melhoria do serviço prestado à população” da aldeia de Comporta e “garantir o adequado tratamento dos efluentes urbanos e a preservação do ecossistema estuarino do Rio Sado”, explica.

 

A construção da ETAR, juntamente com a obra relativa ao Sistema Intercetor e Tratamento de Águas Residuais da Comporta, a funcionar desde setembro de 2020, completa uma intervenção que implicou um investimento total de 2,7 milhões de euros, também cofinanciado por fundos comunitários, através do POSEUR.

 

A AgdA foi criada em 2009 pelo grupo Águas de Portugal e a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo para melhorar e gerir o abastecimento em alta de água para consumo público e o saneamento de águas residuais de 13 concelhos do distrito de Beja, quatro de Évora e três de Setúbal.

Comentários