Diário do Alentejo

PS ganha 10 das 14 Câmaras no distrito de Beja

27 de setembro 2021 - 01:00

O PS ganhou 10 das 14 câmaras do distrito de Beja. Nas autárquicas disputadas este domingo, a CDU manteve a maioria em quatro autarquias. Mas há novidades. Desde logo a perda de maioria absoluta dos socialistas em Beja e em Moura.

 

Na capital de distrito, Paulo Arsénio foi reeleito para um segundo mandato com 39,14% (6.336 votos), uma descida de cerca de sete pontos percentuais comparativamente com as autárquicas de 2017. Os socialistas elegeram três vereadores. Tantos como a CDU, que alcançou 32,84% (5.317 votos), uma quebra ligeiramente inferior a cinco por cento em comparação com as eleições de há quatro anos.

 

Beneficiário da descida dos dois maiores partidos foi a coligação liderada pelo PSD, que passou de 5,38  para 18,53% (3.000 votos), o suficiente para eleger Nuno Palma Ferro para a vereação camarária.

 

Em Moura, o PS chegou aos 40,31% (2.813 votos), apenas mais 1,34% que a CDU, mas o suficiente para assegurar a continuidade de Álvaro Azedo como presidente da Câmara Municipal. Neste concelho. Beneficiário da descida dos socialistas e dos sociais-democratas (agora com 3,75%) foi o Chega, que alcançou 1.001 votos (14,35%), tendo conseguido a eleição de um vereador.

 

De resto, mais duas surpresas. Em Alvito, José Efigénio conquistou a Câmara para os socialistas, com uns expressivos 49,66% dos votos e a eleição de três vereadores, A CDU ficou-se pelos 34,26%, tendo elegido dois vereadores. O PSD não foi além dos 11,77%.

 

Mas se o PS ganhou Alvito, a CDU recuperou Barrancos. Leonel Rodrigues é o novo presidente de Câmara, depois do triunfo comunista com 46,5%. O PS alcançou 34,8%. Comunistas e socialistas elegeram dois vereadores. O restante é do PSD, partido que obteve 15,5%.

 

Socialistas continuam as Câmaras de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola, Odemira e Ourique, tendo em todas elas o PS obtido maioria absoluta - em Almodôvar com 70,84%. Destaque ainda para Castro Verde, autarquia que a CDU tinha esperança em recuperar, e que os socialistas venceram de forma clara com 58,43%.

 

De maioria comunista continuam as Câmaras de Cuba, Serpa e Vidigueira, em todas elas com maioria absoluta. Destaque para a Vidigueira onde Rui Raposo reforçou a votação da CDU para 48,58% o que lhe permitiu a eleição de três vereadores.

 

A nível distrital, o PS conseguiu 41 mandatos. A CDU 29. O PSD elegeu cinco (contabilizando também os eleitos em coligação). O Chega, com dois vereadores eleitos (em Moura e em Serpa) tornou-se na quarta força política mais votada no distrito de Beja, à frente do Bloco de Esquerda, que não foi além dos 2,28%, não conseguindo eleger qualquer vereador.

Comentários