Diário do Alentejo

Rui Raposo promete "máximo cuidado" para reduzir covid-19

01 de maio 2021 - 09:00

O presidente da Câmara de Vidigueira afirma que o concelho vai ter nos próximos dias “o máximo dos cuidados” para sair da taxa de incidência da covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes.

 

“Nós vamos ter o máximo dos nossos cuidados e passar esse mesmo alerta à comunidade, porque a intenção é podermos passar esta quarta fase do desconfinamento e podermos ir, gradualmente, libertando um bocadinho dos constrangimentos que temos sentido”, disse Rui Raposo, acrescentando que "há uma necessidade muito grande de conseguirmos regredir o número de casos ativos e fazendo este desconfinamento desta forma gradual”.

 

O primeiro-ministro, António Costa, referiu na quinta-feira que ainda que há 27 concelhos que devem estar em alerta, porque registam uma taxa de incidência da covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes. Esses 27 concelhos são: Alijó, Alpiarça, Arganil, Batalha, Beja, Boticas, Cabeceiras de Baixo, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Coruche, Fafe, Figueiró dos Vinhos, Lagos, Lamego, Melgaço, Oliveira do Hospital, Paços de Ferreira, Penafiel, Peniche, Peso da Régua, Ponte da Barca, Póvoa de Lanhoso, Tábua, Tabuaço, Vidigueira e Vila Real de Santo António.

 

Para Rui Raposo, o concelho da Vidigueira terá de ter nos próximos dias uma “atenção muito maior”, cumprindo com “todas as normas” da Direção-Geral da Saúde (DGS) para que, quando for feita nova avaliação, não ocorra qualquer tipo de riscos que levem o concelho a regredir.

 

“Nós estamos com 14 casos ativos, todos eles identificados e em isolamento profilático dos agregados familiares, estamos mesmo no limite. É entre os 14 e os 17 [casos] que entramos em risco elevado e, por isso, em qualquer altura, com menos casos, vamos para risco moderado e muito possivelmente, durante toda a esta semana, conseguiremos voltar à normalidade, a esta nova normalidade”, referiu.

 

Oito concelhos dos 278 existentes em Portugal continental não avançam para a quarta e última fase do atual plano de desconfinamento, a partir de sábado, no âmbito da situação de calamidade devido à pandemia. Entre os oito concelhos impedidos de prosseguir para a quarta fase estão Miranda do Douro, Paredes e Valongo, que se mantêm no nível em que se encontram, e Aljezur, Resende, Carregal do Sal e Portimão, que recuaram para diferentes etapas, mas que ficam também retidos, ainda que possa ser "por muito pouco tempo", porque o Governo decidiu passar a fazer uma avaliação semanal.

Comentários