Diário do Alentejo

Covid-19: Novo surto em lar de Moura com 31 infetados

10 de janeiro 2021 - 19:30

Um novo surto do novo coronavírus SARS-CoV-2 foi detetado no lar do Centro Social de Amareleja, concelho de Moura, com 20 utentes e 11 funcionários infetados, divulgou a Proteção Civil Municipal, indicando que o surto do vírus da covid-19 foi detetado no lar do Centro Social de Amareleja, na sequência de testes feitos na sexta-feira. Desses testes, precisou, “resultaram 31 casos positivos”, nomeadamente 20 utentes e 11 funcionários.

 

Há ainda “22 testes inconclusivos” na instituição, pelo que as pessoas que tiveram este resultado serão alvo de nova colheita de material biológico, adiantou, sem indicar uma data concreta para a realização da nova testagem.

 

No comunicado, a Câmara de Moura realçou que, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e em articulação com a Autoridade de Saúde Pública e outras autoridades, já procedeu à ativação de medidas que visam conter a propagação do coronavírus. Segundo o município, uma das medidas já tomadas é a “testagem massiva” em Moura e Amareleja, a qual é “inteiramente assumida” pela autarquia.

 

Num outro comunicado, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura informou que, na reunião semanal com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), foi decidido manter a suspensão das visitas aos utentes destas instituições, pelo período de uma semana.

 

“Esta medida preventiva resulta da análise à evolução do número de casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 na região Alentejo e em especial no concelho de Moura” e pretende “salvaguardar a saúde da população mais vulnerável”, acrescentou.

Comentários