Diário do Alentejo

Aljustrel: Jerónimo de Sousa quer medidas de proteção social

09 de janeiro 2021 - 15:30

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, alertou este sábado que o combate à covid-19 não se pode ficar “pelas restrições” e defendeu medidas de proteção social, para que o momento atual não seja um “drama a duplicar”.

 

A realidade que se vive atualmente, e no âmbito da qual vão ter lugar as eleições presidenciais, no próximo dia 24, é de agravamento da pandemia, mas as medidas “que possam ser tomadas pelo Governo não se podem ficar pelas restrições”, argumentou.

 

Segundo Jerónimo de Sousa, que falava numa sessão pública em Aljustrel, no âmbito da pré-campanha da candidatura de João Ferreira, apoiado pelo PCP, o combate à pandemia exige que se olhe para “outras questões” que estão também “na ordem do dia”.

 

Tal como já tinha transmitido na sexta-feira, em Lisboa, no final de uma audiência com o primeiro-ministro, em São Bento, para avaliar a evolução epidemiológica em Portugal, o líder do PCP voltou hoje a defender medidas em três áreas.

 

Uma delas, indicou, “a necessidade de desenvolvimento de medidas de proteção social”, porque “uma possibilidade de confinamento e de restrições significativas” exige “pensar naqueles que estão a perder o seu emprego” e “os seus salários, naqueles que são confrontados com a ameaça aos seus direitos”.

 

Para o Governo, tal deve ser “uma responsabilidade primeira e principal”, para que o momento atual “não se transforme num drama a duplicar, tendo em conta a epidemia e esse drama de quem não sabe o que é que há de fazer à vida, perdendo o salário e perdendo os seus direitos”, defendeu.

 

Segundo o líder comunista, é preciso também “olhar para a realidade” e “tomar medidas sérias e de fundo em relação ao reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”. Uma terceira medida passa por “ter em conta uma realidade que, cada vez está mais visível, da necessidade de proteção” dos utentes dos lares.

 

“O vírus” que provoca a doença covid-19 “não voa e, se entra para os lares, é porque naturalmente vem de fora para dentro” e não são “os utentes os difusores dessa pandemia”, pelo que são necessárias “medidas de proteção dos mais idosos”, realçou.

Comentários