Diário do Alentejo

Câmara de Ourique com orçamento de 14,6 milhões

11 de dezembro 2020 - 09:55

A Câmara de Ourique vai ter um orçamento de 14,6 milhões de euros em 2021, superior em cerca de 100 mil euros ao deste ano e que mantém uma “forte aposta” na área social. “É um orçamento que segue a linha daquilo que tem sido o investimento do município ao longo dos últimos anos, continuando a apostar fortemente na área social”, diz o presidente da Câmara, Marcelo Guerreiro.

 

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) da Câmara de Ourique para 2021 já foram aprovados pela Assembleia Municipal, com os votos a favor dos 14 eleitos da maioria PS e as abstenções dos três deputados do PSD e dos dois da CDU. Segundo Marcelo Guerreiro, em 2021, a câmara vai reforçar o investimento na área da educação, “nomeadamente em infraestruturas”, estando previsto o lançamento da empreitada de requalificação da Escola do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundária de Ourique.

 

Trata-se de um investimento avaliado em cerca de 900 mil euros e que tem um cofinanciamento comunitário de 85% garantido, através do FEDER. Os restantes 15% serão assumidos, em partes iguais, pela câmara municipal e pelo Ministério da Educação, no âmbito de um contrato-programa assinado em junho.

 

Esta é uma das principais obras programadas pelo município para o próximo ano, além da adaptação de dois edifícios existentes na Rua Sacadura Cabral, no centro da vila de Ourique, para criação de habitação a preços controlados. “É um investimento a rondar 1,5 milhões de euros, que vai reforçar a resposta de habitação em Ourique”.

 

A área do desenvolvimento económico será outra das prioridades da autarquia, “tanto na vertente turística como na atração de novas empresas e novos negócios para o território”, acrescentou o autarca, segundo o qual a aprovação de um novo Plano Diretor Municipal "abrirá um novo horizonte de oportunidades. Queremos que os próximos tempos sejam marcados pela criação das áreas de acolhimento empresarial que temos projetadas”, nomeadamente junto à vila de Ourique e à aldeia de Garvão.

 

A requalificação da mata e miradouro de Ourique e da Praça Padre António Pereira, a segunda fase das obras no centro histórico, a construção de uma área de serviço de autocaravanismo e a reparação de várias estradas municipais são outras das intervenções programas pela Câmara de Ourique para 2021.

 

Marcelo Guerreiro sublinhou que o orçamento municipal do próximo ano vai igualmente continuar a dar resposta à atual situação de pandemia de covid-19. O orçamento para 2021 “contempla um forte investimento na adaptação das respostas municipais” à covid-19 e a autarquia quer que “o investimento municipal contribua positivamente para que seja ultrapassada esta pandemia e a crise associada”, concluiu.

Comentários