Diário do Alentejo

Covid-19: Mais casos positivos na escola André de Resende

20 de novembro 2020 - 18:15

Mais dois funcionários estão infetados com covid-19 na Escola Básica André de Resende, em Évora, o que faz com que o estabelecimento, já encerrado desde segunda-feira, continue de portas fechadas. Os novos casos, conhecidos na quarta-feira, são os de dois assistentes operacionais, que se juntam ao de um outro funcionário desta categoria anteriormente identificado, indicou o diretor do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Fernando Farinha Martins.

 

Segundo o responsável, o primeiro caso de infeção pelo vírus da covid-19 no estabelecimento escolar foi conhecido no sábado passado e no domingo foi anunciado o encerramento da escola, que conta com quase 700 alunos, do 5.º ao 8.º ano de escolaridade.

 

Uma cozinheira teve um teste positivo para o novo coronavírus, o que "impediu a abertura do refeitório" da escola, tendo a Autoridade de Saúde Pública colocado em isolamento profilático "todos os assistentes operacionais", precisou.

 

O diretor do agrupamento escolar realçou que, na sequência desse primeiro caso, os outros assistentes operacionais do estabelecimento de ensino realizaram o teste e foram então detetados mais dois casos de infeção. "Este é motivo pelo qual a escola não abriu hoje, como era nossa intenção", notou, referindo que um dos novos casos é o de outra cozinheira.

 

Farinha Martins assinalou que só depois de conhecidos os resultados dos testes realizados por todos os assistentes operacionais e das medidas impostas pela Autoridade de Saúde Pública é que será decidida a data de reabertura da escola. "O panorama é sombrio. Há a possibilidade de a escola estar fechada a próxima semana toda".

 

Contudo, o responsável também considerou possível a reabertura na segunda-feira, admitindo esse cenário no caso de existir "um número mínimo de assistentes operacionais com teste negativo que possam assegurar o funcionamento" das atividades presenciais.

 

Ainda assim, vincou, se a escola reabrir na segunda-feira, o seu funcionamento vai estar "muito limitado", nomeadamente com as atividades a terem de terminar até à hora de almoço, uma vez que o refeitório vai manter-se fechado. Com a escola fechada, o Agrupamento Gabriel Pereira ativou o sistema de ensino à distância.

Comentários